Revista da ESPM - STE-OUT_2011

s e t e m b r o / o u t u b r o d e 2 0 1 1 – R e v i s t a d a E S P M 41 AMARAL , J. R., & OLIVEIRA , J. M. (Maio de 1998). As estruturas cerebrais na formação das emoções . Acesso em 2011 de Agosto de 24, disponível em Revista Cérebro e Mente : http://www.cerebromente. org.br/n05/mente/struct.htm BARTLETT , S. F. (1932). Remembering: a study in experimental and social psychology apud neurophi- losophy . Cambridge: Cambridge University Press. DWECK , C. (2006). Mindset: the new psychology of success . PROCURAR: Random House. GOODREADS . (2011). Ricahrd Dawkins Quotes. Acesso em 22 de Agosto de 2011, disponível em http://www.goodreads.com/author/quotes/1194. Richard_Dawkins IMMORDINO-YANG , M. H., & FAETH , M. (2010). The role of emotion and skilled intuition in learning , in Sousa, David: Mind, brain and education: neuros- cience implications for the classroom . Bloomington: Solution Tree Press. NEUROPHILOSOPHY . (9 de Janeiro de 2007). Acesso em 2011 de Agosto de 28, disponível em http:// neurophilosophy.wordpress.com/2007/01/09/ reconstructive-memory-confabulating-the-past-simulating-the-future/ PINKER , S. (1997). How the mind works . Nova Iorque: WW Norton & Company. SOUSA , D. (2001). How the brain learns . Thousand Oaks: Corwin Press. THE SANCTUARY . (2008). The Sanctuary Lane Cove. Acesso em 2011 de Agosto de 24, disponível em Site da The Sanctuary: http://www.thesanctuarylaneco - ve.com/resources_arousal_cycle.php BIBLIOGRAFIA ALEXANDRE GRACIOSO Vice-presidente Acadêmico da ESPM. Para os professores, esse avanço da neuro- ciência e a melhor compreensão do funcio- namento do cérebro traz inúmeras perspec- tivas. Eles não mais precisam se manter no plano puramente intelectual, pelo contrário, eles podem e devem dar mais asas à imagi- nação para elaborar experiências formativas que verdadeiramente engajem os alunos. Nesse contexto, o aprendizado participativo e centrado no estudante assume grande im- portância e precisará ser compreendido por todos os atores da cena educativa. Mas é interessante também lembrar dos desafios e oportunidades que devem ser enfrentados pelos gestores escolares. No- vas experiências formativas exigem uma estrutura escolar e processos educativos diferenciados. Muitas dessas demandas so- mente serão atendidas com o envolvimento e o comprometimento efetivo dos gestores escolares para oferecer aos professores os meios necessários para a implantação de novos modelos de aprendizagem. Indo mais além, precisamos fazer referência à importância fundamental da família e da comunidade na formação do indivíduo e do cidadão. Sem essa colaboração, os esforços desenvolvidos dentro dos limites da escola terão, quase que por definição, um efeito limitado no desenvolvimento do estudante. Dessa forma, vemos que a criação da escola do futuro é um objetivo que deve ser cons- truído por múltiplos atores, agindo em uni- cidade de propósito. Esse esforço certamente trará bons resultados, tanto do ponto de vista individual de cada estudante, quanto da coletividade, seja ela a comunidade de uma determinada escola, ou a sociedade como um todo. ES PM

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