Revista da ESPM - STE-OUT_2011
s e t e m b r o / o u t u b r o d e 2 0 1 1 – R e v i s t a d a E S P M 61 & Alves (2009: 19), “[...] o assistir ou ministrar aulas precisa ser substituído pela ação conjun ta do realizar aulas... para tanto é necessária a escolha e efetivação de estratégias diferen ciadas que facilitem esse novo praticar”. O ensino-aprendizagem deveria ser focado em pesquisa; daí a necessidade da criação de inúmeros laboratórios que atuassem de forma integrada com projetos multidisciplinares, para que houvesse a real práxis (teoria-prática-teoria). Dentre eles, o Laboratório de Leitura com atividades prioritárias para que os estudantes pudes sem enriquecer seus repertórios para serem dialogados. Tal dinâmica romperia com o seguinte ciclo vicioso: o estudante não lê; não participa e, portanto, o professor se transforma em um emissor de informações. A Figura 1 propõe um espaço de aprendiza gem em três dimensões: a leitura, a aplicação da teoria e a discussão coletiva. Todos os “espaços” deveriam ser integrados e os emen tários das disciplinas deveriam convergir para um projeto multidisciplinar. Dessa forma, romperíamos com o “taylorismo em sala de aula” e, como afirma Morin (2004:48), com “o humano [...] esquartejado, partido como pedaços de um quebra-cabeças ao qual falta uma peça [...] o agravamento da ignorância do todo, enquanto avança o conhecimento das partes”. A educação superior é um dos projetos que deveria antecipar-se à realidade sem dei xar que o futuro “se esqueça” de suas raízes. A educação superior deveria realmente ser “superior” e antecipar a realidade, uma vez que sua responsabilidade é formar profissionais e cidadãos para determinadas circunstâncias futuras. Fonte: Criada pelo autor (2011). Figura 1 utlayev Dmitry LABORATÓRIO DELEITURA LABORATÓRIO DELEITURA LABORATÓRIO DELEITURA LABORATÓRIO DELEITURA FÓRUM MULTIDISCIPLINAR (ÁGORA) LABORATÓRIO APLICAÇÃO LABORATÓRIO APLICAÇÃO LABORATÓRIO APLICAÇÃO LABORATÓRIO APLICAÇÃO
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx