Revista da ESPM - STE-OUT_2011
R e v i s t a d a E S P M – s e t e m b r o / o u t u b r o d e 2 0 1 1 62 Para construir conhecimento, não preci samos, obrigatoriamente, de muita tecno logia; já os mestres , no sentido mais amplo do termo, esses são indispensáveis. Conclusão Nota-se, pelas projeções, que o Brasil pas sará a ter inserção global cada vez maior, estando entre as cinco maiores economias do mundo. Dentro dessa previsibilidade e circunstâncias, os projetos de educação para o futuro devem ser construídos e alicerçados hoje. A escola que estiver sintonizada com essas circunstâncias terá maior probabilida de de ser a Escola do Futuro. A mudança das condições objetivas da “escola de hoje” possibilitará a construção do alicer ce para consolidação da “escola do futuro”. O mercado de trabalho tende a ser cada vez mais complexo e, portanto, exigirá profis sionais com elevada formação humanística e clássica, esteada na ética e valores e, em decorrência disso, coerentes com a deman da. A escola sintonizada com esse futuro mercado de trabalho é aquela que será ca paz de articular projetos conjuntos entre a Universidade e as Empresas, e que participe, efetivamente, nos Projetos Pedagógicos. Portanto, para concluir e responder à ques tão “o que nos parece prioritário, se quiser mos transformar a escola de hoje na escola do futuro?”, dentre muitas possibilidades, cito apenas três: A criação de aderência exclusiva de Pro fessores-Pesquisadores. SÉRGIO PIO BERNARDES Diretor do Curso de Relações Internacionais com ênfase em Marketing e Negócios na ESPM-SP. ES PM DEMO , Pedro. Complexidade e aprendizagem: a dinâmica não linear do conhecimento . São Paulo: Atlas, 2002. MORIN , Edgar. Os sete saberes necessários à edu- cação do futuro . 9. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2004. BIBLIOGRAFIA O foco na pesquisa: mudar a forma de organizar os projetos pedagógicos – (diminuição da carga horária e inserção radical da metodolog ia do “aprender a aprender”). A reorganização do espaço físico de forma inovadora: mais laboratórios, menos sala de aula. Arena Creative
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx