Revista da ESPM - STE-OUT_2011

P or M anolita C orreia L ima Edga r Faure e Jacques De l or s pre- s i dem duas comi s sões imbu í das de pensa r o futuro da educação. Con- cl u í da a i nvest i gação, formu l am d i ag- nóst icos e argumentam propos ições . Ma i s que apontar para o futuro, e l as ress i gn i f icam o passado. Introdução o uanto mais os resultados da in- vestigação científica ajudam a promover o desenvolvimento das sociedades humanas, mais o homem se vê em condições de influir sobre o seu próprio destino, com alguma margem de segurança. Entendendo projeto como a busca pelo que se pretende ser (perspectiva existencial), e co- nhecer (perspectiva operatória), o homem se Q empenha cada vez mais para projetar o futuro desejado, arquitetando projetos individuais e coletivos, orientado por valores (BOUTINET, 1996; MACHADO, 1999). Entre as organiza- ções e as nações ocorre algo equivalente na medida em que seus dirigentes formulam e se orientam por planejamento estratégico, políticas, planos, programas e ações voltados para as diversas áreas de atuação. Coerente com esse raciocínio, Edgar Faure et al . (1977,

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