Revista da ESPM - STE-OUT_2011

EDOUARD CLAPARÈDE Fenômeno que traduz o que Nóvoa (2009, p. 16) nomeia de “escola transbordante”. Ou seja, metáfora que expressa tendência de se atribuir à instituição educacional respon- sabilidades que ultrapassam a sua razão de ser e que historicamente estiveram a cargo de distintas instituições sociais, tais como a família e a igreja; entidades laborais; asso- ciações culturais, espaços artísticos e des- portivos; organizações científicas e centros de saúde, comunidades de bairro etc. Ao se dedicar às múltiplas missões, as instituições de educação negligenciam naquilo que lhes é singular – dedicação às atividades associadas ao ensino e à promoção da aprendizagem, além da produção e disseminação da ciência requerida pela sociedade intensiva em co- nhecimento. As consequências das múltiplas responsabilidades impostas à universidade também foram objeto de reflexão em insti- gante texto de Boaventura de Sousa Santos (1995), intitulado Da ideia de universidade à universidade de ideias . Não se trata de isolar as instituições educacio- nais, negando a relação sempre necessária en- tre universidade e sociedade, mas valorizar “a construção de um espaço público de educação, no qual a escola tem o seu lugar, mas que não é um lugar hegemônico, único, na educação das crianças e dos jovens” (Nóvoa, 2009, p. 16). A incapacidade de as universidades respon- derem a múltiplas responsabilidades expõe a instituição e respectivos atores a inúmeras e não raro a infundadas críticas. O relatório de Jacques Delors – aprender a conhecer, a fazer, a viver juntos e a aprender a ser No conteúdo do relatório coordenado por Delors, diversos aspectos cotejados no rela- tório de Faure ( et al ., 1977), são recuperados e as respectivas justificativas, atualizadas. Isso fica evidenciado quando a Comissão defende a educação ao longo da vida ( lifelong learning ) – expressão que equivale à educação permanente (FAURE et al ., 1977); e associa à ideia de sociedade educativa – expressão equi- valente à cidade educativa (FAURE et al ., 1977). Para Delors et al . (2000, p. 117), “o conceito de educação ao longo de toda a vida é a cha- ve que abre as portas do século XXI”. Além de ultrapassar a distinção tradicional entre educação inicial e educação permanente, FernandoAzevedoeAnísioTeixeira,educadoresbrasilei- ros que se mobilizaram em favor da Escola Nova, foram influenciadosemsuaproduçãopelaobradeJohnDewey. A Escola Nova, Escola Ativa ou Escola Progressiva cor­ responde a um movimento pedagógico comprometido com a renovação do ensino. Tomou fôlego no início do século XX e se determinou a substituir a educação tradicional, considerada autoritária, intelectualista e pas- siva, por uma educação de caráter liberal. Revelando a transversalidaderequeridapelasreflexõesemeducação, osautoresquederammusculatura teóricaaomovimento foram: ofilósofoepedagogoestadunidenseJohnDewey (1859-1952);opsicólogosuíçoEdouardClaparède(1873- 1940); e o educador Adolphe Ferrière (1879-1960). FERNANDO AZEVEDO ANÍSIO TEIXEIRA JOHN DEWEY Arquivo ADOLPHE FERRIÈRE

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