Revista da ESPM - STE-OUT_2011
R e v i s t a d a E S P M – s e t e m b r o / o u t u b r o d e 2 0 1 1 74 P or C elia M aria M arcondes F erraz S ilva Educação e futuro Para estabelecer a rel ação ent re educação e futuro, fomos buscar no passado os indicadores da impor tância da educação no projeto de pa í s , poi s a tão esperada produt ividade, qua l idade de ser viços, produtos com al to valor agregado para expor tação dependem de prof i ss iona i s compe- tentes e bem preparados em todos os ní vei s . o mbora muitas vezes pensemos nas escolas e nas faculdades como uma iniciativa individual e autônoma dos seus diretores e proprietários, cujos resul- tados dependem, apenas, da dinâmica entre professores e alunos, é preciso lembrar que a educação é parte integrante dos objetivos dos governos, em boa parte dos países do mun- do. No Brasil não é diferente. A Constituição ASSUNTO em pauta M. Duenãs E brasileira de 1988 estabeleceu que a educação é o primeiro dos direitos sociais, definindo ser dever do Estado prover educação gratuita nas instituições de ensino público de todos os níveis e garantir recursos no orçamento dos níveis federal, estadual e municipal para investir com percentuais definidos por lei. Definir diretrizes para a educação não foi
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