Revista da ESPM - STE-OUT_2011
s e t e m b r o / o u t u b r o d e 2 0 1 1 – R e v i s t a d a E S P M 79 Em 1932 um grupo de educadores lança à nação o “Manifesto dos Pioneiros da Educação”, redigido por Fernando Azevedo e assinado por outros conceituados educado- res da época. deveriam ser parte integrante dos ensi- namentos. A cultura do corpo, cultivada com ginásticas e jogos regulares, favorecia a boa forma e a saúde; era desejável que os alunos realizassem acampamentos em barracas, ocasião em que poderiam apren- der a valorizar a natureza e preparar sua própria comida. No que diz respeito à formação, a Escola Nova recomendava a cultura geral e o de- senvolvimento da capacidade de julgamento, cujo espírito crítico viria da aplicação do mé- todo científico: observação, hipótese, com- provação e formulação da lei. O adolescente era incentivado a buscar seus interesses com vistas a uma profissão futura. A teoria de- veria sempre vir depois da vivência prática por meio de visitas a fábricas, observação do trabalho dos outros ou da experimentação pessoal. Os trabalhos individuais deveriam basear-se na obser vação dos fatos e na classificação, segundo um quadro lógico e teórico. Além dos trabalhos individuais, deveriam ser estimulados trabalhos coleti- vos possibilitando troca, confronto, debate e consenso. Estudavam-se poucas matérias por mês ou por semestre, deixando tempo livre para atividades programadas. Quanto à formação moral, essa não deveria ser imposta, mas despertada de dentro para fora, pela experiência individual e pelo debate, respeitando-se sempre a liberdade de escolha. Haveria assembleias com alunos e professores para definir regras de conduta. A avaliação do aprendizado deveria ser feita com ênfase no progresso dos alunos comparando-se os trabalhos de hoje com os do passado, e não apenas tendo como parâmetro o aproveita- mento dos diferentes alunos. O ambiente deveria ser belo, organizado e limpo. E, para finalizar, caberia às escolas não somente preparar pessoas para desem- penhar os deveres futuros do cidadão para com a pátria, mas, também, para com toda a humanidade. Se você gostou dessas ideias e reconheceu rastros delas presentes no ensino de hoje, acrescente a elas a existência de uma preocu- pação especial com a formação dos docentes, a quem era entregue a responsabilidade não Em 1934 a nova Constituição dispõe, pela primeira vez, que a educação é um direito de todos. Fora criada a Universidade de São Paulo, primeira a ser organizada segundo as normas do Estatuto das Universidades Brasileiras. 1932 1934 Estado Novo (1937-1945) AConstituiçãode1937enfatizaoensi- nopré-vocacionaleprofissionalizante no País. Em contrapartida, propõe que a arte e a ciência sejam livres à iniciativa individual e à associação ou pessoaspúblicaseparticulares, tiran- do do Estado o dever da educação, e mantendo, ainda, a gratuidade e a obrigatoriedade do ensino primário. M. Duenãs
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx