Revista da ESPM - STE-OUT_2011

ENTREVISTAS O futuro da educação PAULO SECCHES E NAIRA MANEO PÁG. 18 Ofuturodaeducação;oudecomoumavisãofragmen- tada dos indivíduos, da sociedade, dos alunos, profes- sores, escola e empregadores estimula o não entendi- mento entre as partes e a construção de uma solução, que é a demandada por todos. E de como a construção dessa Solução demanda a quebra de paradigmas e de papéis já cristalizados nos agentes envolvidos. ÍNDICE Pedro Demo PÁG. 42 A escola do futuro: navegando na contramão LAURA GALLUCCI PÁG. 26 A Escola do Futuro é a escola de hoje, é a escola de sempre. Se a linguagem e os códigos que os jovens entendem estão inseridos nas novas tecnologias, escolas, conteúdos e professores devem se adaptar à realidade do aluno. Afinal, somos nós, os adultos, que temos cérebros maduros capazes de tomar decisões acertadas e de aprender rapidamente. Trazendo as emoções para dentro da sala de aula ALEXANDRE GRACIOSO PÁG. 32 Avanços recentes da Neurociência demonstram que as emoções contribuem de forma determinante para potencializar ou atrapalhar o aprendizado do ser humano. Com isso, reforça-se ainda mais a necessidade de engajar e envolver ativamente os alunos nas experiências formativas. Uma reflexão sobre os jovens, rumo à universidade do futuro PEDRO LUIZ RIBEIRO DE SANTI PÁG. 48 O autor propõe que a reflexão sobre o jovem contem- porâneo se desfaça do imaginário que criamos sobre o jovem dos anos 60. Pesquisas atuais revelam um jovem mais conservador e tomado por preocupações concretas com seu trabalho e família. A escola para o futuro e o fim da sala de aula SÉRGIO PIO BERNARDES PÁG. 56 O autor propõe projetos pedagógicos fundamentados na metodologia do “aprender a aprender”: diminuição de horas-aula, transformação do professor em pesquisador/gestor de conhecimento e construção de espaços físicos diferenciados, com base na articulação de Fóruns Multidisciplinares e Laboratórios. Carlos Amadeu Botelho Byington PÁG. 10

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx