Revista da ESPM - STE-OUT_2011
s e t e m b r o / o u t u b r o d e 2 0 1 1 – R e v i s t a d a E S P M 81 CELIA MARIA MARCONDES FERRAZ SILVA Diretora de Educação Executiva da ESPM. Oestudante saído do ensino superior é por si só um indivíduo diferenciado, não importando a faculdade que tenha cursado. Ele venceu todas as etapas do processo educacional, passando por filtros diversos, incluindo o vestibular, as provas nas disciplinas da faculdade, a apresentação de trabalhos e pelo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ao ser impedido por um conse- lho profissional de exercer a profissão para a qual deveria estar preparado, significa que não apenas a faculdade falhou, mas todo o sistema educacional percorrido pelo aluno. E quando falamos no sistema educacional como um todo, público e privado, será preciso uma revisão profunda comênfase na qualidade, sem exclusão, semperder a universalidade e o acesso para todos que são conquistas importantes e às quais não devemos renunciar. A missão da escola em todos os níveis precisa ser redefinida. É nosso dever formar os melhores cidadãos e não apenas os melhores técnicos. Não há como fugir de algo que está presente na essência do processo, desde o Império. Devemos iniciar no presente a preparação dos docentes do futuro, em todos os níveis, pois, somente assim, será possível termos uma escola à altura das necessidades do País e dos anseios da humanidade. CURY , C R J. - A e ducação nas constituições brasileiras in Stephanou, M e Camara, M H B. História e Memórias da Educação no Brasil Vol III - Século XX Editora Vozes Petrópolis 2009. ANTUNES , M A M. A - A Psicologia no Brasil - Leitura Histórica sobre sua Constituição. EDUC São Paulo 2007. PERES , E. - A escola ativa na visão de Adolphe Ferrière- Elementos para compreender a escola nova no Brasil in Stephanou , M e Camara, M H B História e memórias da educação no Brasil Vol III- Século XX Editora Vozes Petrópolis 2009. SAVIANI , D A política educacional no Brasil in Stephanou, M e Camara, M H B História e memórias da educação no Brasil Vol III-Século XX Editora Vozes Petrópolis 2009. BIBLIOGRAFIA Regime Militar (1964-1985) Nova República (1986-2003) O golpe militar acaba com todas as iniciativasderevolucionaraeducação, por assemelhá-las ao caráter antide- mocráticodesuaproposta ideológica de governo. Para acabar com os “excedentes” (aquelesquetiravamnotasinsuficien- tes), foi criado o vestibular obrigatório. Em 1971 a Lei das Diretrizes Básicas da Educação Nacional tenta dar à formação educacional um cunho profissionalizante. Comofimdo regimemilitar, adiscus- são sobre as questões educacionais jáhaviaperdidoosentidopedagógico eassumidoumcaráterpolítico.Oque se reflete na gestão do Ministro da Educação Paulo Renato de Souza, que tornou o Conselho Nacional de Educaçãomenos burocrático emais político. Porém, a grande quantidade de projetos de leis na área da educa- ção, até os dias de hoje, tem modifi- cadofrequentementeoplanejamento educacional. 1971 ES PM M. Duenãs
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