Revista da ESPM - STE-OUT_2011
MESA-REDONDA COMO SERÁ A ESCOLA DO FUTURO? PÁG. 82 Educação: um compromisso com o futuro LOURENÇO BUSTANI PÁG. 96 A Mandalah debruça-se sobre a educação e identifica “macrotendências” cuja interpretação correta deve habilitar a escola a valorizar as po- tencialidades individuais do aluno e integrá-lo, harmoniosamente, à sociedade, garantindo um futuro mais responsável, sustentável, humano. A educação: quando o futuro ressignifica o passado MANOLITA CORREIA LIMA PÁG. 64 Convidados a pensar a educação do futuro e influir sobreaorganizaçãodaeducaçãomundial,EdgarFaure e Jacques Delors presidem duas comissões. Depois de cuidadosa investigação, formulam diagnósticos e argumentam proposições. Mais que apontar para o futuro, elas ressignificam o passado. Ensino e mudança: um passeio pelo futuro ROSA ALEGRIA PÁG. 102 Nesse novo mundo, o que as escolas e centros de aprendizagem podem fazer para que a sociedade tire proveito dessas mudanças? Integrar o futuro nos programas escolares, desaprender conheci- mentos dogmáticos, conhecer novas realidades cognitivas, e inserir aspectos da individualidade interior que ancoram ativos intangíveis, são alguns dos caminhos apontados nesse artigo. Educação e futuro CÉLIA MARIA MARCONDES FERRAZ SILVA PÁG. 74 Educação tem sido umesforço de Governo no Brasil desde os tempos do Império. As conquistas foram muitas, porém, um esforço em prol da qualidade se faznecessárioparaatenderasdemandasdopresente edofuturo.E,nessabusca,éprecisoolharaformação do aluno de modo global, utilizando indicadores objetivos, muitos dos quais já estão definidos. A educação do futuro SILVANA GONTIJO PÁG. 108 A educação do futuro na visão de quem tem como missão: desenvolver soluções inovadoras para a educação brasileira. LEITURA RECOMENDADA PÁG. 118 SUMÁRIO PÁG. 122 ENGLISH ABSTRACTS PÁG. 124 PONTO DE VISTA ESPM: passado e futuro J. ROBERTO WHITAKER PENTEADO PÁG. 126 A tecnologia e o futuro da educação: um olhar neurocientífico BILLY NASCIMENTO PÁG. 112 Estamos vivendo em um tempo onde tudo envolve tecnologia, interfaces, comunicação e informação. Como nosso cérebro reage a este crescente número de interfaces tecnológicas que nos afastam de maneira contundente da Savana Original?
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx