Revista da ESPM - SET-OUT_2007

10 R E V I S T A D A E S P M – SETEMBRO / OUTUBRO DE 2007 Entrevista FG – Quais as suas primeiras im- pressões (de caráter pessoal e profis- sional) ao assumir o seu novo cargo? Oquemais chamou a sua atenção, na comparação com a nossa realidade? ORLANDO – Dediquei vários bons anos de minha vida profissional à área comercial da Embraer, como diretor de inteligência de mercado e, posteriormente, marketing e ven- das para a América Latina. Assumi a direção da subsidiária da Embraer para a região da Ásia Pacífico – Em- braer Asia Pacific Pte Ltd, desde abril passado. Os desafios dessa nova posição têm sido enormes, mas também gratificantes. Do ponto de vista pessoal, eu e minha família nos mudamos de uma vida estabelecida e razoavelmente confortável que tínhamos no Brasil, para mergulhar- mos num mundo totalmente novo e bastante diferente daquilo que estávamos acostumados. Em nossa nova realidade, agora do outro lado do mundo, nos deparamos com sociedades comculturas milena- res, formas de relacionamento e até valores, bastante diferentes daqueles a que estávamos acostumados, e tam- bém processos de negócios distintos dos do mundo ocidental. Ou seja, um enorme desafio de aprendizagem pessoal, familiar e profissional, um gratificante momento para repensar hábitos e costumes, e uma grande oportunidade de crescimento pes- soal, em que pesem todas as dificul- dades com que temos nos deparado e que, certamente, ainda encontra- remos pela frente. O mundo dos negócios no Oriente tem me causado impressão muito positiva. Boa parte de nossos clientes são muito bem organizados e têm estruturas de trabalho bastante profis- sionais, valorizando o planejamento e tomada racional de decisões. Empenham-se com afinco em suas atividades e, com isto, criam um ambiente de negócios sério e cheio de oportunidades para a Embraer. FG –Descreva omercado aeronáutico para os produtos da Embraer nessa região. Quais são os grandes clientes e como a Embraer pode atendê-los melhor do que os seus concorrentes? ORLANDO –AEmbraer tempresença crescente na Ásia Pacífico. Em 2008 estaremos completando 30 anos de presença nessa região, desde que os primeiros EMB-110 Bandeirantes entraram em serviço de transporte regular de passageiros na Austrália. Essa evolução, contudo, vinha-se dando de forma bastante gradual, até que, mais recentemente, conseguimos abrir novas e importantes frentes de vendas: a primeira com nossos jatos Legacy para transporte de autoridades dos governos da India e da Tailândia, a segunda com nossos novos jatos executivos que estão sendo adquiridos por vários clientes na região, e a ter- ceira comnossos jatos regionais (ERJs) de 50 assentos e nossos E-Jets, aviões de 70 a 110 assentos para transporte de passageiros. Nesta última frente já contamos com clientes de renome como a JapanAirlines (JAL), Mandarin Airlines (subsidiária da China Airlines deTaiwan),VirginBlue,Air North e Sky “O MERCADO AERONÁUTICO DA ÁSIA PACÍFICO TEM CRESCIDO A ALTAS TAXAS.”

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