Revista da ESPM - SET-OUT_2007

Frederico Turolla e Marcos Amatucci 101 SETEMBRO / OUTUBRO DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M aluguel de um matadouro próximo a Brasília e depois com a aquisição, em 1969, do Matadouro Industrial de Formosa. Nesse mesmo ano, José Batista seguiu a sugestão de um fornecedor e batiza a empresa com o nome de Friboi. Outro marco im- portante foi a aquisição da unidade de Barra do Garças (MT), com opção de compra do frigorífico Mouran, em Andradina (SP), oficializada em 1999. Em 2000 foi estruturada uma frota de busca, para transporte de 42 bois por unidade, aumentando a produção e garantindo a qualidade do produto durante a distribuição. Em seguida, criou-se a Transpor- tadora de Andradina, braço da Divisão de Transportes do grupo. Também no começo desta década o grupo adquiriu as operações da Swift no Brasil. Dois passos recentes revelaram pio- neirismo no mercado de carnes. O primeiro foi a internacionalização, que teve início em 2005, com a aquisição da Swift Argentina e de outras plantas menores naquele país. O movimento continuou com a compra integral da companhia americana Swift Foods & Company – com unidades nos EUA e na Aus- trália – tornando-se a maior empresa do setor bovino em capacidade de abate (47.100 cabeças/dia) e a maior multinacional brasileira do setor de alimentos. Esta aquisição marca também a entrada no mercado de carne suína, tornando-se o terceiro maior produtor e processador de carne suína nos Estados Unidos, com um total de 8 plantas no país (3 de suínos, 4 de bovinos e 1 de carne fatiada), sendo que na Austrália conta com 4 plantas e 4 unidades de confinamento. O negócio de carne de porco, entretanto, pode não estar nos planos da JBS por não ser sua especialidade, e pode vir a ser vendido. O segundo passo pioneiro foi a con- versão em sociedade anônima, em 2006, dentro doGrupo JBS, sendo que Friboi passou a ser uma das marcas da empresa, e a subseqüente abertura de capital na Bovespa, em março de 2007. Hoje, empresa de capital aberto com ações negociadas em bolsa, em- prega mais de 40.000 funcionários ao redor domundo e é dividida emcinco segmentos: Divisão de Transportes, Divisão de Alimentos Brasil, Divisão de Alimentos Argentina, Divisão de Alimentos Austrália e Divisão de Ali- mentos EUA. Atua tambémnos ramos de alimentos e de higiene e limpeza. E, ao que parece, a capacidade de abate de concorrentes da brasileira JBS não se esgotou com o Swift, ha- Há pouco mais de meio século, José Batista Sobrinho, que comprava bois para revender aos frigoríficos, abriu a Casa de Carne Mineira, um açougue que logo conquistou a posição de marchante exclusivo de Anápolis. Ð Foto: Cheryl Leinonen

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