Revista da ESPM - SET-OUT_2007

102 R E V I S T A D A E S P M – SETEMBRO / OUTUBRO DE 2007 vendo declarações sobre a intenção de novas aquisições, tanto no con- tinente quanto em outros mercados internacionais. SWIFT: UM CAPÍTULO DA HISTÓRIA EMPRESARIAL NORTE-AMERICANA O historiador Alfred D. Chandler Jr, em um marco da história empre- sarial da grande corporação con- temporânea, deu particular atenção ao desenvolvimento dos frigoríficos Swift e Armour. No fim do século XIX, os dois grandes frigoríficos montaram organizações nacionais e internacionais de distribuição e de vendas, e posteriormente implanta- ram grandes departamentos de com- pras. A inovação de Gustavus Swift foi a introdução do vagão-frigorífico para abastecer mercados menos su- pridos, quando o transporte do gado vivo se mostrava caro e ineficiente, e a introdução de filiais dotadas de câmara frigorífica e força de vendas equipada para a distribuição ao varejo. Em meados do século passado, a crescente utilização da química aplicada permitiu ao frigorífico Armour ingressar em novos ramos relacionados. Ainda que, em com- paração com setores intensivos em tecnologia, este esforço de diversi- ficação neste setor envolva custos relativamente baixos de Pesquisa & Desenvolvimento, esse movimento de diversificação teve impacto relevante sobre a administração das empresas. Para Chandler Jr., de maneira geral, a diversificação “aju- dou a derrubar as grandes estruturas centralizadas que se criaram para gerir as empresas verticalmente inte- gradas que lidavam com apenas uma linha de produtos”. A divisão dos grandes departamentos funcionais em unidades menores voltadas ao produto permitiu aos administra- dores se tornaremmais generalistas, Churrasco à moda Uppsala em vez de especialistas, passando a se responsabilizar pelo desempenho comercial e financeiro. Assim, para Chandler Jr. “o encurtamento das linhas de autoridade, responsabili- dade e comunicação, a redução do número de níveis administrativos A inovação de Gustavus Swift foi a in- trodução do vagão-frigorífico para abaste- cer mercados menos supridos, quando o transporte do gado vivo se mostrava caro e ineficiente. Imagem: wikipedia Foto: Google Images

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