Revista da ESPM - SET-OUT_2007

104 R E V I S T A D A E S P M – SETEMBRO / OUTUBRO DE 2007 para o mercado estrangeiro (diferenças de linguagem, decultura, dedesenvolvi- mento industrial etc.). O caso JBS se ajusta às predições da escola de Uppsala no sentido de que a internacionalização vem ocorrendo de forma gradual, com uma redução progressiva da distância psíquica. Esta é uma hipótese importante, que vem se mostrando aderente para outras experiências de internacionalização a partir do Brasil, e que possivelmente desempenha um papel chave na expli- cação do caso em tela. A contribuição deste artigo se limita, entretanto, a levantar esta hipótese e, na seção posterior, esboçar outras possibilidades que concorrem para uma possível ex- plicação do fenômeno. EXPLICAÇÕES CONCORRENTES A aquisição da Swift já impacta o domínio de competências pela Friboi. Executivosdogruporelataramà impren- sa, em meados de setembro, que o modelodenegóciosdaSwiftserátrazido para o Brasil. José Paulo Marcelo, dire- tor de relações com investidores da JBS, apontou no Estadão de 14 de setembro queumpossívelnovoprojetonomodelo Swift,deportesensivelmentesuperiorao das atuais unidades do grupo, “exigirá uma estrutura para confinamento de bois e uma ampla parceria com produ- tores de grãos e criadores integrados de insumos”, o que será baseado em con- tratos. Note-se que a estratégia parece seradeeconomizarcustosdetransação, usando a disciplina do mercado para as transações de fornecimento, mas o desenho do contrato (ou sua ausência, comohojeocorre) assumepapel crucial na eficiência da transação. Este é um interessante desenvolvimento em termos das relações verticais na cadeia da carne, as quais estão sob ava- liação do Sistema Brasileiro de Defesa daConcorrência sobacusaçãode cartel decompra. Oboi é o principal insumo do frigorífico, chegando a representar quase dois terços de seus custos.Atual- mente, o frigorífico adquire o boi em um mercado onde se abastece para garantir sua produção por apenas até cinco dias e vai recorrentemente ao mercado adquirir boi de um grande número de produtores. Opoder de barganha dos pecuaristas se origina, em parte, do fato de que o boi se constituir em verdadeira reserva de valor. O peso para abate pode variar de 16 a 20 arrobas e o ciclo de produção é de 2 a 4 anos, dando margem para a decisão domelhor momento da venda. Assim, o pecuarista pode esperar por preçosmenoresmantendooboi por um determinadointervalo,emvezdevendê- lo ao frigorífico. Embora os pecuaristas sejam em maior número, têm a opção devender oboi aumgrandenúmerode frigoríficos, tendo em vista que o boi é uminsumo relativamentehomogêneoe pode ser vendido tanto para os grandes exportadores quanto para as plantas de abate em pequena escala, que existem em número razoável. Há, portanto, possíveis explicações complementares para a internacio- nalização da JBS. Não pode ser desprezado o papel de indução de política pública no caso em tela, con- forme discutido na seção a seguir. POLÍTICAS PÚBLICAS O BNDES, por sua natureza, é um braço importante de qualquer política de fomento à internacionalização. Um artigo deAna CláudiaAlém e de Carlos Cavalcanti na revista do BNDES discute o papel daquele banco no apoio à in- ternacionalizaçãodaempresabrasileira. Os autores apontam que, em 2002, o BNDES criou o Programa de Apoio a InvestimentosdeEmpresasBrasileirasde CapitalNacional noExterior, parafinan- ciamento de investimentos nas áreas de comercialização,logística,infra-estrutura deserviçosdeapoioaexportações,insta- laçãodeunidadesprodutivasnoexterior e até formação de joint ventures . Para a implementação do programa, houve a necessidade de uma mudança no pró- prio estatuto do BNDES. AResoluçãoBNDES1189de19/07/2005 constituiu novo esforço de política pú- blica de fomento a operações de Inves- timentoDireto no Exterior das empresas decapitalnacional. AResoluçãoexplici- tou como objetivo “estimular a inserção eofortalecimentodeempresasdecapital nacional nomercado internacional, [...], através do apoio a investimentos ou Churrasco à moda Uppsala Executivos do grupo relataram à im- prensa, em meados de setembro, que o modelo de negócios da Swift será trazido para o Brasil. A aquisição da Swift já impacta o domínio de competências pela Friboi. Logos: Best Brands

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