Revista da ESPM - SET-OUT_2007
108 R E V I S T A D A E S P M – SETEMBRO / OUTUBRO DE 2007 recentemente (1999-2003), aumentado seus market shares nomercadomundial mesmo quando o comércio mundial, nestes setores, cresceu menos do que o comércio mundial. Em outras palavras, comodemonstradopelográficoabaixo, amaior parte dos setores industriais bra- sileirospodeserconsiderado“campeão” (ganharam market share quando o 5% 10% Nota: O tamanho do círculo refere-se ao comércio setorial em 1999/2003 CARNE MADEIRA PROCESSADA CARNE PROCESSADA FERTILIZANTES TÊXTEIS E VESTUÁRIO FERRO BRUTO PAPEL E CELULOSE TABACO ALIMENTOS FERRO E METAL AUTOPEÇAS QUÍMICA FERRO EM BOBINA E METAIS FERROSOS QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA AEROESPACIAL AUTOMOTIVA AÇO ELETRO/ELETRÔNICOS INSTRUMENTOS MÉDICOS FARMACÊUTICA CRESCIMENTO MUNDIAL DO COMÉRCIO (TODOS OS PRODUTOS) CRESCIMENTO EM MARKET SHARE VENCEDORES NA ADVERSIDADE EM DECLÍNIO BAIXA REALIZAÇÃO CAMPEÕES 20% 15% 0% -20% -10% 0% 10% 20% 30% Fontes: Alicew eb (SECEX/MDC) e Trains (UNCTAD) Crescimento do comércio mundial DEFESA E SEGURANÇA FLUXO DE IDE, 1990/2006 35 30 25 20 15 10 5 0 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 até julho Fonte: Banco Central do Brasil 1,0 1,1 2,1 1,3 2,2 4,4 10,8 19,0 28,9 28,6 32,8 22,5 16,6 10,1 18,1 15,1 18,8 24,4 US$ bilhões
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