Revista da ESPM - SET-OUT_2007
109 SETEMBRO / OUTUBRO DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M Mário Marconini comércio mundial no setor cresceu mais do que a média de crescimento do comércio mundial como um todo) ou “vencedores na adversidade” (ganharam market share até mesmo quando o comércio mundial no setor cresceu menos do que a média de crescimento do comércio mundial como um todo). Setores que nor- malmente adotam posicionamentos defensivos em negociações comer- ciais, tais como o setor químico ou de produtos elétricos e eletrônicos, também têm conquistado market share , seguindo neste aspecto os se- tores cujo comércio cresceu mais do que a média do comércio mundial como um todo – ou seja, são também setores “campeões”. Outros setores defensivos, como o au- tomotivo ou o de têxteis e confecções, têm conquistado market share, apesar de o comércio mundial nestes setores ter crescido menos do que a média do comércio mundial como um todo – o queoscolocanoquadrantedos “vence- dores na adversidade”. A dimensão do comérciobrasileiro emcertos setores (o tamanho das esferas no gráfico acima) por si só serve para demonstrar o dina- mismo desse comércio. Aimportânciadocomércioexterior bra- sileirotemseconsolidadonosúltimos15 anos. O “grau de abertura de mercado” – ou seja, a corrente de comércio (soma das exportações e importações) como parte do Produto Interno Bruto (PIB) –temcrescidoconsistentementedesdeo começo dos anos 90. Oponto histórico mais alto foi alcançado em 2004, quando o comércio exterior do Brasil eraequivalenteamaisdoqueumquarto do PIB nacional. Ele tem diminuído desde então, tendo chegado a 21,4% em2006 – ainda assimumnúmero alto a partir de uma perspectiva histórica. A corrente de comércio cresceu 340% desde1990,137%desde 1995 e 106% desde 2000.Vale ressaltar que o Brasil levou 50 anos para atingir níveis com- paráveis àqueles atingidos nos anos 50 – ummeio-século que teve seu ponto histórico mais baixo em 1965. Finalmente, ocomércioexteriorbrasilei- ro tem um perfil bastante diversificado 1950 1953 1956 1959 1962 1965 1968 1971 1974 1977 1980 1983 1986 1989 1992 1995 1998 2001 2004 25 20 % 15 10 5 0 ABERTURA DE MERCADO EM PREÇOS CONSTANTES - 1950/2006 Ð 30
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