Revista da ESPM - SET-OUT_2007
11 SETEMBRO / OUTUBRO DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M Luiz Felipe Lambreia AirWorld daAustrália, Paramount Air- ways da India, China Southern, China Eastern, Sichuan Airlines e Hainan Airlines da China, entre outros. O mercado aeronáutico da Ásia Pacífico representa um enorme desafio para a Embraer, pois tem crescido a altas taxas e deverá ocupar, nos próximos 10 anos, uma posição importante nas receitas de nossa empresa. Deveremos registrar crescimento acima de 20% ao ano na frota de aeronaves da Embraer em operação na região até 2010/2011. Nossa estratégia de mercado foca em assegurarmos presença lo- cal, perto de nossos clientes, de maneira a melhor entendê-los e, portanto, melhor servi-los. Isso é particularmente relevante na Ásia Pacífico, em função da distância de nossa matriz. Estamos baseados em Cingapura com uma estrutura completa de marketing e vendas, um centro de distribuição de peças de reposição e um centro avançado de treinamento de tripulações que conta, entre outras coisas, com um simulador de vôo para instrução de pilotos. Na China contamos com uma estrutura de marketing e vendas, centro de distribuição de peças para servir exclusivamente os clientes chineses, e uma fábrica em Harbin onde montamos e entrega- mos aeronaves comerciais de até 50 assentos, a família do ERJ 145. Contamos também com pessoal altamente qualificado, de suporte ao produto, residindo próximo aos clientes de maneira a acompanhar de perto suas operações e fornecer apoio “real time”. Isto nos distingue frente à concorrência, reforça nossa imagem e nosso compromisso como empresa que busca incessantemente a satisfação de nossos clientes. FG – Por que a Embraer escolheu Cingapura como base de suas opera- ções na região da Ásia Pacífico? ORLANDO – Essa escolha ocor- reu de forma natural. Inicialmente nos instalamos em Cingapura no final de 2000 com um escritório de vendas. Pudemos apreciar, ao longo dos anos que se seguiram, um am- biente extremamente favorável aos negócios, tratamento diferenciado para as empresas e pessoas que ali gostariam de expandir suas ativi- dades profissionais, mão-de-obra altamente qualificada e abundante, custos competitivos de infra-estru- tura, e uma localização geográfica bastante privilegiada, e central, para nossa interação com os clientes em toda a região, com grandes facili- dades de comutação e conexões. No início de 2007, em função do crescimento da presença de nossos aviões na região, e dado nosso foco em assegurar apoio permanente e localizado aos nossos clientes, incor- porarmos uma subsidiária integral da Embraer em Cingapura para, a partir desta base local, prover os serviços já descritos anteriormente. E desde então temos podido apreciar e nos benefi- “CONSEGUIMOS ABRIR NOVAS E IMPORTANTES FRENTES DE VENDAS: A PRIMEIRA COM NOSSOS JATOS LEGACY.” Ð
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