Revista da ESPM - SET-OUT_2007

110 R E V I S T A D A E S P M – SETEMBRO / OUTUBRO DE 2007 em termos de países e regiões. En- quanto os Estados Unidos continuam a ser os parceiros comerciais individuaismaisimportantescom 17% do comércio total brasileiro, a União Européia, como bloco, responde por quase um quarto do comércio brasileiro (22%). A América Latina responde por outros 21%, enquanto a Ásia responde por 19%. Em outras palavras, o comércio exterior brasileiro é quase igualmente dividido entre os principais par- ceiros comerciais do mundo. O Mercosul, supostamente o centro das prioridades da diplomacia brasileira, tem visto sua parte cair de cerca de 16% em 1997 para 10% atualmente. A Argen- tina alcançou, em 2006, o posto de segundo ma i s impor t ant e parceiro comercial individual do Brasil depois dos Es- tados Unidos, com cerca de 9% do c omé r c i o brasileiro, posto que vem sendo ameaçado desde junho de 2007 pela China. FATORES DETERMINANTES O bom momento nos números de comércio e IDE devemuito ao processo que se inicia em meados dos anos 90. Não restadúvidaqueos resultadosposi- tivos observados hoje emdia no comér- cio exterior brasileiro têm muito mais a ver coma liçãodecasa feitadesdeentão do que com as “inovações” de política dopresentegoverno.OgovernoLulatem tido, a seu crédito, a capacidade de pro- movercontinuidadeondecontinuidade é indispensável – particularmente na O Mercosul, supostamente o centro das prioridades da diplomacia brasileira, tem visto sua parte cair de cerca de 16% em 1997 para 10% atualmente. Ilustração: Miriam Duenhas

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