Revista da ESPM - SET-OUT_2007

118 R E V I S T A D A E S P M – SETEMBRO / OUTUBRO DE 2007 Leit ura RECOMENDADA CARLY FIORINA TRADUÇÃO: ALEXANDRE MARTINS ESCOLHAS DIFÍCEIS Editora Ediouro São Paulo – 2007 336 p. – R$ 49,90 “No final, a diretoria não teve coragem de me enfrentar”, escreve Carly Fiorina no prólogo do seu livro de memórias. A autora inicia o relato de Escolhas difíceis descrevendo os momentos finais da saída da Hewlett-Packard, onde por seis anos foi diretora-executiva. Mas a demissão da HP não foi exatamente uma surpresa. Desde que assumiu a função de CEO, ela sabia que estava se arriscando: suas atitudes em- preendedoras e ousadas poderiam provocar resistência, oposições e o descontentamento de muita gente. Filha de uma dona de casa e de um pro- fessor universitário, Carly Fiorina nasceu em 1954, em Austin, no Texas. Foi criada para ser uma intelectual e até a juventude cumpriu o plano dos pais para dedicar-se a uma carreira acadêmica ao graduar-se em história medieval e filosofia na Universidade de Stanford. Com um MBA pela Universi- dade de Maryland e ummestrado pela Sloan School of Management, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), trabalhou quase vinte anos na AT&T e na Lucent Technologies, empresas nas quais ocupou posições importantes. Em 1999, assumiu a diretoria da Hewlett-Packard, função que exerceu de 1999 a 2005. Atualmente, ela e o marido dividem seu tempo entre Wa- shington, D.C e o Vale do Silício. KENNETH C. LAUDON/ JANE PRICE LAUDON SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS Editora Pearson Education São Paulo – 2007 480 p. – R$ 103,00 Em sua 7 a edição, a obra foi totalmente reescrita para servir de introdução con- cisa aos sistemas de informação, tanto para graduandos em administração quanto para estudantes de tecnologia da informação. A obra enfoca os sistemas de informação como recurso para ajudar os administradores a atingir seus objetivos e ressalta sua im- portância nos negócios, independentemente da área em que o profissional atue. Mostra, ainda, como os sistemas de infor- mação podem ser usados para a resolução de problemas organizacionais. A estrutura em 12 capítulos concentra os conceitos essenciais sobre os sistemas de informação, o que a torna adequada a cursos de menor carga horária. Kenneth C. Laudon é professor de sistemas de informação na Stern School of Business da Universidade de Nova York. Jane Price Laudon é consultora de gestão na área de sistemas de informação e autora de sete livros. . SÉRGIO ALMEIDA COMO UM MONGE ATENDERIA O CLIENTE? Editora Casa da Qualidade São Paulo – 2007 144 p. – R$ 14,50 A obra é baseada em uma tendência mapeada pelo autor: a de que pessoas mais espiritualizadas, equilibradas e elevadas estão ganhando a preferência de clientes e empresas. Vários setores, incluindo poderes federais tidos como arcaicos corporativistas e que agiam contra o interesse nacional, parecem, hoje, compromissados com o bom atendimento aos clientes. Os cidadãos estão exigindo e se organizando na busca de uma prestação de serviço adequada e de atendimento digno que lhes dê a sensação de recebido uma contrapartida justa à altura dos valores que lhes são cobrados. Estudioso da “clientologia”, Almeida encon- trou na figura e nos ensinamentos do Dalai Lama um exemplo do que seria um atendi- mento excepcional, gentil e humano. No livro, procura mostrar o caminho para de fato satisfazer o cliente. “Não basta vender uma única vez, é necessário vender sempre para a mesma pessoa. Isso só será possível com a prática de valores positivos”, explica. Sérgio Almeida é engenheiro, pós-graduado em Organização, Sistemas e Métodos pela UFBA e mestre em Economia. Foi professor do Centro Federal de Educação Tecnológica e atua como consultor de grandes empresas e instituições.

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