Revista da ESPM - SET-OUT_2007

119 SETEMBRO / OUTUBRO DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M VICENTE AMBRÓSIO PLANO DE MARKETING: UM ROTEIRO PARA A AÇÃO Editora Pearson Education São Paulo – 2007 224 p. – R$ 39,00 O plano de marketing é uma das bases do planejamento estratégico de uma empresa. Quer seja aplicado a produtos ou serviços, é o mapa que orienta a empresa em suas ações estratégicas e operacionais. Sendo assim, o que considerar durante a elaboração de um plano de marketing? Como torná-lo realista e bem-sucedido? Como manter o foco? Fundamentado em sua ampla experiência acadêmica e prática, o autor procura responder às perguntas acima – e muitas outras – seguindo como principal ponto de diferença um roteiro passo-a-passo que busque oferecer ao leitor um livro didático, completo, eficaz, atual e adequado ao mercado brasileiro. Vicente Ambrósio é mestre em administração de empresas pela Thunderbird, American Graduate School of International Manage- ment. É diretor de pós-graduação da ESPM do Rio de Janeiro e diretor do Centro de Estudos em Planejamento, Comunicação e Marketing – CEPCOM/Mirambro. MARIA HELENA DA NÓBREGA ESTRATÉGIASDECOMUNICAÇÃO EM GRUPO: COMO SE APRESEN- TAR EM EVENTOS EMPRESARIAIS E ACADÊMICOS Editora Atlas São Paulo – 2007 160 p. – R$ 27,00 A obra oferece dicas para melhorar a estraté- gia de falar em público e pretende instruir as pessoas em como se portar em apresen- tações acadêmicas, entrevistas, dinâmicas, seminários, palestras e outras situações nas quais o domínio da língua falada é crítico. Entre os pontos abordados, estão desde como o leitor deve se preparar sobre o tema e escolher a melhor roupa até a estrutura da apresentação e a linguagem a usar; como interagir com o público e quais gestos e expressões são mais condizentes. Erros comuns merecem atenção, como fugir de redundâncias como “comparecer em pessoa” e outros erros, incluindo o fami- gerado “gerundismo” e o uso impróprio do pronome “mim”. Maria Helena da Nóbrega é doutora pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), atuou como pesquisadora na Universidade de Oxford (Inglaterra) e foi professora-leitora na Universidade de Aahus (Dinamarca). ANA CLAUDIA MARQUES GOVATTO PROPAGANDA RESPONSÁVEL: É O QUE TODO ANUNCIANTE DEVE FAZER Editora Senac São Paulo – 2007 146 p. – R$ 30,00 A autora esclarece que escreveu o livro “com o objetivo de estimular os dirigentes e executivos a repensarem as suas mensagens publicitárias”. A obra inclui ampla gama de ações rela- cionadas à chamada responsabilidade social corporativa. Em evidência nos modelos de gestão atuais, baseia-se na conduta ética nos negócios em todos os seus estágios e esferas de ação, inclusive no que diz res- peito à propaganda. No decorrer do livro, são mencionados anúncios, até premiados, nos quais aparecem cenas que refletem comportamentos anti-sociais. “Partindo do princípio de que a propaganda é influenciadora de comportamentos, dis- seminadora de informação, expositora de valores e detentora de forte apelo estético que pode estimular modismos, o livro traz a análise de peças publicitárias de empresas anunciantes que se colocam na posição de organizações socialmente responsáveis perante a sociedade”, explica a autora. AnaClaudiaMarquesGovatto é coordenadora e professora da Universidade Imes (São Cae- tano do Sul); e tambémconsultora e palestrante em responsabilidade social empresarial, ética nos negócios e terceiro setor. Ð

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