Revista da ESPM - SET-OUT_2007

120 R E V I S T A D A E S P M – SETEMBRO / OUTUBRO DE 2007 Leit ura RECOMENDADA ES PM FRANCISCO GOMES DE MATOS ÉTICA NA GESTÃO EMPRESARIAL Editora Saraiva São Paulo – 2007 168 p. – R$ 35,00 O diferencial deste livro é, de fato, oferecer um modelo de aplicação dos conceitos éticos às organizações. Em geral, a literatura existente, ao enfatizar a teoria, mostra-se competente em traçar o caminho, mas não dá o mapa e as ferramentas para o caminhante. Segundo o autor, é essencial desenvolver um Modelo de Ética na Gestão, através do diagnóstico e da visão e ações estratégicas, cujos fundamentos são a cultura renovada, a liderança integrada e a estratégia consen- sual. Ética na Gestão Empresarial abre a visão e oferece um modelo de competência à perenidade das organizações. Francisco Gomes de Matos é administrador, consultor de empresas, professor, escritor, autor de 31 livros de administração e negó- cios com várias edições. Participa de vários conselhos, entre os quais o da PUC-RJ e da Associação Comercial do Rio de Janeiro. PAT FALON/FRED SENN CRIATIVIDADE ESPREMENDO A LARANJA Editora M. Books São Paulo – 2007 216 p. – R$ 59,00 Os autores propõem-se a ensinar como transformar a criatividade em poderosa vantagem negocial e argumentam que não importa o aparecimento de uma nova mídia ou o desaparecimento de uma velha; o que deve permanecer é o poder da criatividade como força para mover o mercado a seu favor. Veteranos em sucessos de marketing, com muitos trabalhos premiados, Fallon e Senn oferecem, neste livro, o procedimento de identificar o problema-chave a resolver, para, então, procurar obstinadamente novas idéias que levem a uma solução correta. São descritas histórias de campanhas bem- sucedidas, desenvolvidas para vários cli- entes, como Citibank, United Airlines, Lee Jeans, BMW e as ilhas Bahamas. Pat Fallon é co-fundador e Chairman da Fal- lonWorldwide, da Publicis Groups S.A; com sede na França, um dos maiores conglomera- dos de mídia e propaganda do mundo. Fred Senn é co-fundador e sócio de Fallon Worldwide, mais envolvido como desenvolvi- mento de talentos e a expansão dos negócios. Ocupa o cargo de Diretor de Aprendizagem e dirige a Fallon University. ORGANIZADOR: JORGE DUARTE COMUNICAÇÃO PÚBLICA: ES- TADO, MERCADO, SOCIEDADE E INTERESSE PÚBLICO Editora Atlas São Paulo – 2007 202 p. – R$ 36,00 A obra propõe ao leitor uma reflexão sobre seu papel como cidadão brasileiro. O livro é organizado pelo professor Jorge Duarte com a participação de outros professores e pesquisadores de instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Embrapa, Radiobras e Senado Federal. Na primeira parte do livro, discutem-se o conceito de comunicação pública e as implicações de seu uso. Em seguida, há capítulos relacionando comunicação com temas como opinião pública, cidadania, política e liberdade de informação. Um ter- ceiro conjunto relaciona imprensa, iniciativa privada, publicidade e terceiro setor com interesse público. Eugenio Bucci encerra o livro com um relato sobre a experiência da Radiobras, empresa de que foi presidente até este ano. O professor Jorge Duarte, que também atua na Secretaria de Comunicação da Presidência da República, reúne, no livro, profissionais relacionados à Comunicação como Luiz Martins, Venício Arthur de Lima (UnB), Heloiza Matos (USP), Beth Brandão (Iesb), Wilson da Costa Bueno (Umesp) e Bernardo Kucinski, ex-assessor especial do presidente Lula.

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