Revista da ESPM - SET-OUT_2007
13 SETEMBRO / OUTUBRO DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M Luiz Felipe Lambreia no mundo associa-se à imagem do Brasil moderno e eficiente que es- tamos construindo para as gerações futuras, e que, de certa maneira, já é reconhecida internacionalmente, apesar dos problemas que enfrenta- mos no dia-a-dia. Dentro desse contexto a Embraer conta, e sempre contou, com forte e constante apoio do governo bra- sileiro, pelos seus órgãos oficiais competentes, às nossas ações em- presariais, e essa relação tem sido bastante frutífera. Na região da Ásia Pacífico isso também tem ocorrido e intensificado nos últimos anos, enquanto buscamos crescer e nos perpetuar por aqui. FG – Sabemos que os países asiáti- cos estão caminhando rapidamente para a formação de um mercado comum. Quando isso ocorrer, o Brasil ficará em desvantagem? O que deveríamos fazer para contornar os problemas causados pela formação de blocos regionais? ORLANDO –Parece-mequeaformação de blocos comerciais é uma tendência irreversível. Isso traz oportunidades e ameaças para as quais se deve estar atento. Há, portanto, de se estudar profundamente esse fenômeno, e suas particularidades emcada região, dema- neira a nos associarmos e gerar relações ganha-ganha. Temos uma posição de destaque como nação, como mercado consumidor e como força econômica, a Embraer sendo um desses expoentes, gerando produtos e serviços apreciados emtodoomundo.Nãovejo, portanto, a formaçãode blocos comouma ameaça intransponível ou algomuitoprejudicial ao Brasil e às suas empresas. Resta-nos assegurar o adequado posicionamento estratégico diante dessa realidade, e tra- balharmos bastanteparapodermos usu- fruirdos resultados. É issoquebuscamos incessantemente fazer na Embraer, per- manentemente pesquisando os merca- dos,lançandonovosprodutosalinhados com as tendências observadas e que possuam valor para esses mercados, aprimorando esses mesmos produtos para que continuem a representar valor para nossos clientes, e, acima de tudo, buscar, incansavelmente, a satisfação desses clientes onde quer que se encontrem e operem. FG – Finalmente, faça, com inteira liberdade, outros comentários e considerações. ORLANDO –Gostaria de parabenizar a ESPM, por esta iniciativa de trazer as experiências de empresas brasileiras, e de brasileiros que hoje estão à frente de empreendimentos internacionais, pois somente por meio deste tipo de comunicação, sadia e transparente, pode-se trazer, à luz e à discussão, vivências importantes, com seus acer- tos e erros, e buscar iluminar as gera- ções que agora adentram o mercado de trabalho frente às dificuldades e oportunidades que encontrarão proximamente pela frente. Isto está alinhado com o processo de cons- trução da modernidade brasileira a que me referi anteriormente, que sabemos ser um trabalho árduo, sem dúvidas, mas também repleto de aprendizados importantes e de realizações gratificantes, tanto do ponto de vista profissional quanto do crescimento pessoal. “EM HARBIN ONDE MONTAMOS E ENTREGAMOS AERONAVES COMERCIAIS DE ATÉ 50 ASSENTOS, A FAMÍLIA DO ERJ 145.” ES PM
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx