Revista da ESPM - SET-OUT_2007
Eva Stal 19 SETEMBRO / OUTUBRO DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M do Sul. As duas últimas são operações próprias. No México, 26% do controle pertence ao grupo DaimlerChrysler, e na Colômbia, 50% do capital está nas mãos da Superbus, fabricante local de ônibus. As exportações alcançammais de80países.Apostandonaestratégiade internacionalizaçãode seus negócios, a Marcopolo já teve 50% do seu fatura- mento total proveniente de operações noexterioroudeexportações. Em2006, esse percentual caiu para 40%, mesmo montante esperado para 2007. HISTÓRIA DA EMPRESA ANicola&Cia. Ltda. foi constituída em 6 de agosto de 1949 por oito jovens de Caxias do Sul, na serra gaúcha, como uma fábrica de carrocerias para ônibus. Foi em madeira a primeira carroceria construída, e levou 90 dias para ficar pronta. Em 1952, surgiram as primeiras carrocerias estruturadas em aço, um salto tecnológico que colocou a em- presa à frente do mercado brasileiro. Em 1968, a empresa lançou o ônibus Marcopolo, sucesso de vendas no Salão do Automóvel de São Paulo. O novo modelo, inovador em técnicas de construção e design de carrocerias, mostrou que a inovação constante era uma exigência do usuário final, e que faria a diferença entre sobreviver ou dominar o mercado. Em 1971, como conseqüênciadepesquisasdemercado, a empresa passa a se chamar Marco- polo. A modificação, aparentemente sema expectativade grandes efeitos, foi decisivaparaaentradaemoutrospaíses. Com o passar dos anos, constatou-se que os clientes do mercado externo associavam a marca ao desafio das viagens e, ainda, a sua origem italiana e a um design avançado. Aempresa detinha 44,9%da produção brasileira ao final de 2006, e um con- tingente demais de 10mil empregados – 8.205 funcionários no Brasil e 2.336 nas fábricas do exterior –, e produziu 16,5mil unidades, vendidasa82países, tendo faturado cerca de R$ 2 bilhões. Ao final de 2001, quando obteve, pela primeira vez, receitas superiores a um bilhão de dólares, as vendas no exterior já tinham superado as domercado bra- sileiro, representando 57% do total. A empresa possui quatro fábricas no país e unidades produtivas também na Argentina (Marcopolo Latinoamerica), inauguradaem1998etemporariamente inativa, México (Polomex), Colômbia (Superpolo), Portugal (Marcopolo In- dústria de Carroçarias) e África do Sul (Marcopolo SouthAfrica). Algumas das plantas no exterior são operadas em parceria com fabricantes de chassis. A empresa começou a exportar em 1961, para o Uruguai, e a partir daí se expandiu para Paraguai, Chile, Colômbia, Peru e outros países da América Latina. Em 1974, começou a exportar para a África. A planta de Portugal, a primeira no exterior e instalada em 1991, sempre funcionou como posto avançado de observação, e é fonte de tecnologia de Em 1952, surgiram as primeiras carrocerias estruturadas em aço, um salto tecnológico que colocou a empresa à frente do mercado brasileiro. Ð Fotos concedidas pela Secco Consultoria de Comunicação - Arquivo Marcopolo
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