Revista da ESPM - SET-OUT_2007
20 R E V I S T A D A E S P M – SETEMBRO / OUTUBRO DE 2007 A mudança na estratégia internacional da Marcopolo ponta, dado o alto grau de qualificação da indústria européia. Embora as con- dições de mercado e desenvolvimento técnico fossem mais atraentes na Ale- manha, França e Espanha, a opção por Portugal deveu-se ao custo da mão-de- obra e ao idioma. INOVAÇÕES DE PRODUTO A inovação tem um papel de destaque na Marcopolo, no lançamento de novos produtos. Foi a primeira empresa a montar carrocerias em estrutura de aço, substituindo a madeira, em 1952. Em 1984, lançou no Brasil o conceito de ônibus mais alto que o padrão da época, o ônibus de “piso e meio”, conhecido como Low-driver, onde o motorista fica num plano mais baixo. Em 1988, introduziu ummicroônibus para atender a uma fatia do mercado norte-americano – o transporte de pas- sageiros emcurtos emédios percursos, sistemaconhecidocomo“shuttle”. Para tanto, desenvolveu uma série de mate- riais emconjunto comos fornecedores, além de rigorosa adaptação do projeto às normas técnicas daquele país. Em 1996 lançou o ônibus de dois andares, o Double-decker , inicialmente para o mercado argentino, onde ficou sozinha neste segmento durante três anos. Foram desenvolvidos vários tipos deônibus urbanos, de vários tamanhos. A empresa detinha 44,9% da produção brasileira ao final de 2006, e um contingente de mais de 10 mil empregados – 8.205 funcionários no Brasil. Em 1968, a empresa lançou o ônibus Marcopolo, sucesso de vendas no Salão do Automóvel de São Paulo. Foto: Oana Laura Slabinschi Foto: Geri-Jean Blanchard
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