Revista da ESPM - SET-OUT_2007
Eva Stal 25 SETEMBRO / OUTUBRO DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M acabou se transformando em vantagem (grandeusuáriodeônibus).Aexperiência de atender ao mercado brasileiro, onde o uso de ônibus rodoviários e urbanos é intenso e exige diferentes modelos e adaptações, preparou a empresa para o mercado internacional. Tecnologia própria e inovadora, capaci- dadedeadaptaçãodeprodutosàsneces- sidades dos clientes edesenvolvimentoe produção no exterior, em parceria com empresaslocais,aproximamsuatrajetória do “paradigma eclético de Dunning”, ondeasvariáveispropriedade( ownership ) e localização ( location ) se aplicam às característicascitadas,levandoaempresa a decidir pela internalização ( internaliza- tion ) de suas atividades emdeterminados países,mantendo, aomesmo tempo, um grande volume de exportações a partir do Brasil. A RBV dá suporte aos recursos ecapacidadesdistintivasdaempresa,res- ponsáveis por sua vantagemcompetitiva nomercado internacional. Entre eles, destaca-se o capital humano, com suas habilidades, experiência, know-how , dedicação e lealdade, que constituem um diferencial competitivo importante numa indústria de carac- terísticas ainda bastante artesanais. As inovações tecnológicas de processo e produto – mais de 40 patentes conce- didas ou solicitadas – complementam as vantagens de eficiência e custos de manufatura.Aextensa redede represen- tantes, noBrasil e emmais de 80países, explica a força de vendas da empresa. Fabrica ônibus conversíveis para os peregrinos que viajam a Meca, com peculiaridades como calha para esgotar a água da chuva e estofamentos resistentes à umidade. Fotos concedidas pela Secco Consultoria de Comunicação - Arquivo Marcopolo 25 A 35% Ð São os tributos cobrados por alguns países, forçando as empresas que lá se instalarem a nacionalizar totalmente seus produtos.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx