Revista da ESPM - SET-OUT_2007
Eva Stal 29 SETEMBRO / OUTUBRO DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M Apesar do discurso emocionado, não se trata simplesmente de um problema cambial. O fato é que as empresas buscam eficiência e competitividade onde formais convenientealcançá-la.A globalização tornaessabuscamais fácil, pela disponibilidade de trabalhadores qualificados ou custos menores de produção em diferentes países. As van- tagens comparativas do Brasil ainda são importantes para determinados setores, como a agroindústria e a mineração, cujos insumos e matérias- primas são especialmente favoráveis em nosso país. Este não é o caso da Marcopolo, o que torna mais fácil a sua mudança de estratégia. A extensa rede de representantes no Brasil e em mais de 80 países, explica a força de vendas da empresa. EVA STAL PossuimestradoemTecnologiadeProcessos Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. É professora do Mestrado em Administração do Centro Universitário Nove de Julho. ES PM BISI , R.A. A influência da inovação na com- petitividade nacional e global da empresa Marcopolo S.A. Belo Horizonte, Revista Fórum de Líderes , ano VIII, n o . 12 (maio/2005). CARDOSO , M.A. Estratégia Tecnológica e Competitividade – o caso da Marcopolo. Porto Alegre, UFRGS, Escola de Administração. Dis- sertação de Mestrado, 84 p. (2000). CARRANCA , A. Fabricantes de calçados deixam o país para não perder mercado. O Estado de S. Paulo, Caderno Economia, 04/06/2007. CRUZ , R. Unicamp aponta as indústrias mais inovadoras do Brasil. O Estado de S. Paulo , Caderno Economia, 23/05/2007. HEXSEL , A.E. O Entendimento do Sucesso Internacional da Marcopolo: Uma Visão com Base em Recursos. XXVII Encontro Nacional da ANPAD. Atibaia, Anais, 2003. KOMATSU , A. Marcopolo: venda de ônibus interestadual crescerá 15% com crise aérea (19/12/2006). Disponível em: http://portalexame.abril.com.br/ae/negocio/ m0119535.html LEVY , L.F. As multinacionais brasileiras. In O Novo Brasil, São Paulo, Gazeta Mercantil / Editora Nobel, capítulo 9 (2002). MARCOPOLO S.A. Relatório Anual 2006. Dis- ponível em www.marcopolo.com.br. MARCOPOLO - Reunião com Acionistas, 29/03/2007. Disponível em http://marcopolo. infoinvest.com.br/ptb/551/AGOE_290307.pdf. MARTINS , J.A.F. Internacionalizar-se para sobreviver. Gazeta Mercantil , Caderno Interna- cional, p. A-15 (30/05/2005). MULTINACIONAIS BRASILEIRAS . Valor Econômico , Caderno Especial, p.F1 a F6 NAIDITCH , S. O dólar fraco mudou tudo (24/04/2006). Disponível em: http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/ edicoes/0866/negocios/m0081648.html NAIDITCH , S. Um novo jeito de conquistar o mundo (19/10/2006). Disponível em: http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/ edicoes/0879/negocios/m0114363.html SULL , D. N.; ESCOBARI , M.E. Sucesso Made in Brasil: os segredos das empresas brasileiras que dão certo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. BIBLIOGRAFIA Fotos concedidas pela Secco Consultoria de Comunicação - Arquivo Marcopolo (Marcopolo - Africa do Sul) (Marcopolo - Colômbia) (Marcopolo - Portugal)
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx