Revista da ESPM - SET-OUT_2007

30 R E V I S T A D A E S P M – SETEMBRO / OUTUBRO DE 2007 G E RÊ N CIA D esde o decênio de 1960 o conceito de cultura tem se feito presente no interior das organizações através de diferentes temáticas. A partir de 1970 até ofinal dodecêniode 1980 a noção de cultura organizacional como instru- mento de ação gerencial configurou- se como o grande tema. Do decênio de 1990 até início do século XXI, a cultura foi ressignificada como capital intangível e diferencial competitivo das organizações, afetando o cálculo e custo do valor de uma organiza- ção. Paralelamente a esse processo, e na medida em que a globalização avançava pelo mundo, expandindo os negócios internacionais emdireção a novas e desconhecidas fronteiras, a questão cultural ganhou outra den- sidade e significado no interior das organizações. A razão é muito clara. Quando uma empresa se estabelece em outros países ou quando passa a exportar seus produtos e serviços para novosmercados, as possibilidades que essas novas oportunidades apresentam estão combinadas aos riscos e custos de se fazer negócios e estabelecer relações em ambientes desconheci- dos. Questões legais, éticas, políticas, tecnológicas e culturais se apresentam aos gestores que têmo desafio de levar em consideração os limites impostos por essas variáveis para se adaptarem às condições locais, aomesmo tempo em que têm de agir de forma global. Nesse contexto, como lidar com o diferente e a diferença, como negociar por meio de lógicas e valores distintos dos quais estamos acostumados a ol- har o mundo, como entender aquilo que está sendo dito em seus próprios termos se torna absolutamente fun- damental para o sucesso de qualquer empreendimento. Nos últimos meses, tenho me interes- sado por este tema, ou seja, como é que executivos de diferentes naciona- lidades gerenciam grupos definidos por eles como multiculturais. Em uma pesquisa que realizei, junta- mente com Letícia Veloso, com re- cursos oriundos do Centro de Altos Estudos de Propaganda eMarketing da ESPM, entre executivos de diferentes empresas e nacionalidades, tanto no Brasil como no exterior no final do ano de 2006 e início de 2007, algumas di- mensões, dilemas e identidades, oriun- dos da gerência intercultural, surgiram como um material rico para reflexão. Nesta oportunidade, eu irei apenas Foto fundo: Daniel Wildman Foto:Tibor Fazakas Fotos: Steve Woods

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