Revista da ESPM - SET-OUT_2007
ENTREVISTA ORLANDO JOSÉ FERREIRA DIRETOR DA EMBRAER PARA A ÁSIA PACÍFICO pag. 8 A MUDANÇA NA ESTRATÉGIA INTERNACIONAL DA MARCOPOLO – EFEITO DO CÂMBIO OU DA GLOBALIZAÇÃO? EVA STAL pag. 16 O artigo descreve a trajetória da Marcopolo desde a sua fundação, as inovações de produtos e processos, o sucesso alcançado no mercado externo, e aborda os principais fatos recentes que levaram a empresa a repensar a sua estratégia internacional, estabelecida desde os anos de 1960. GERÊNCIA INTERCULTURAL LÍVIA BARBOSA pag. 30 A autora apresenta os dados de uma pesquisa entre executivos de diferentes empresas e nacionalidades, que permitem constatar a importância das diferenças entre “nós” e os “outros”. BRIC S E O RETORNO DO CAPITALISMO DE ESTADO VLADIMIR SAFATLE pag. 36 Este artigo visa discutir a possibilidade de que a ascensão dos BRICs no cenário econômico internacional implique em um retorno do que a teoria social chama de “capitalismo de estado. ENTREVISTA MILTON SELLIGMAN A EXPANSÃO DA AMBEV NO CONTINENTE AMERICANO PAG. 42 GERDAU – AQUISIÇÕES NO EXTERIOR COMO RESPOSTA AO ESGOTAMENTO DO MODELO NO MERCADO INTERNO EVA STAL/MARCOS AMATUCCI pag. 46 Detentora de uma fórmula vencedora – a excelência em gestão de minimills – a Gerdau cresceu no Brasil através de aquisição e recuperação de plantas de baixo desempenho, recuperando-as e tornando-as eficientes. Agora a empresa vira o século exportando este modelo para instalações no exterior. MESA-REDONDA BRASIL MULTINACIONAL pag. 58 Ín dice
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx