Revista da ESPM - SET-OUT_2007
42 R E V I S T A D A E S P M – SETEMBRO / OUTUBRO DE 2007 Entrevista A AmBev faz parte da InBev, um grande conglomerado internacional de bebi- das, comsede na Bélgica. No entanto, aAmBev é, juridicamente e na prática, uma grande empresa brasileira, com sede emSão Paulo e ações negociadas em nossa Bolsa deValores. Nesta en- trevista comMilton Selligman, diretor corporativo da AmBev, são descritas as operações da empresa em todo o continente americano. A partir de sua sede em São Paulo, a AmBev con- trola as operações nos países latino- americanos e no Canadá. Nos países mais importantes, como Argentina e Canadá, há brasileiros no comando das operações. contrário, nosso mercado conta hoje com a participação de ou- tros três grupos importantes que detêm, em conjunto, mais de 1/3 do mercado total. Mas a formação da AmBev per- mitiu a expansão para o exterior, de forma agressiva, inicialmente na América Latina. A associação posterior entre a AmBev e a In- Bev (de origem belga) facilitou ainda mais essa expansão. Hoje, a AmBev é responsável pelas ope- rações no continente americano, enquanto a InBev responde pelas operações na Europa e na Ásia. O grupo InBev/AmBev disputa hoje a liderança mundial com outros gigantes do setor como a ameri- cana Anheuser-Busch, proprietária da marca Buddweiser. A EXPANSÃO DA NO A seguir, apresentamos a entrevista concedida por Milton Selligman a Francisco Gracioso. Ð INTRODUÇÃO Em sua origem, a AmBev resultou da fusão entre a Brahma e a Antarctica, as duas maiores cervejarias do país na época. A fusão foi estratégica e teve como objetivo a constituição de um grupo empresarial suficientemente forte para enfrentar, no Brasil e no exterior, os outros gigantes do mundo das cervejarias. Pode-se dizer que se Brahma e Antarctica não tivessem for- mado aAmBev, estariamhoje nasmãos de seus concorrentes estrangeiros. AAmBev não resultou na cartelização do mercado brasileiro de cervejas. Ao ENTREVISTA COM MILTON SELLIGMAN CONTINENTE AMERICANO Foto: xlucas’s
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx