Revista da ESPM - SET-OUT_2007

46 R E V I S T A D A E S P M – SETEMBRO / OUTUBRO DE 2007 Gerdau - aquisições no exterior AQUISIÇÕES NO EXTERIOR COMO RESPOSTA AO ESGOTAMENTO DO MODELO NO MERCADO INTERNO oriunda do próprio mercado ou da capacidade de produção. Detentora de uma forte vantagem competitiva – a excelência em gestão de minimills – a Gerdau cresceu no Brasil pela aquisição e recuperação de plantas de baixo desempenho, recuperan- do-as e as tornando eficientes, ampliando seu campo de atua- ção e r ep l i cando o mode l o lucrativo. Até que pressões do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) levaram a empresa a pensar em continuar o seu crescimento no exterior. O Gr upo Ge r dau é o ma i o r produtor de aços longos (mais usados na construção civil e na indústria) do continente ameri- P or que e quando uma empresa cresce? As duas perguntas têm a mesma resposta, pois o ciclo virtuoso do crescimento decorre de uma estratégia bem- sucedida, que resulta em excedente. Com recursos para crescer, os proprie- tários e gestores são incentivados a replicar a fórmula em outras unidades, aumentando os ganhos com mais da mesma (boa) coisa. Segundo a cibernética, um ciclo retroalimentado de crescimento só é interrompido por fatores externos ao próprio ciclo. Muitas vezes, o esgotamento do mer- cado de um país fornece esse limitador. Mais vezes ainda, desde que os governos criaram mecanismos antitruste, a res- trição pode ser artificial, e não Foto: site Gerdau

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