Revista da ESPM - SET-OUT_2007

Marcos Amatucci e Eva Stal 57 SETEMBRO / OUTUBRO DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M plenamente dos retornos referentes a certas competências que ela possui” – a saber, a capacidade gerencial de recuperar plantas em dificuldades e crescer via aquisição, a empresa viu-se obrigada a partir para o exterior. A necessidade de realizar o investi- mento direto no exterior é intrínseca a essa lógica de apropriação de retornos referentes às competên- cias da Gerdau, pois a aquisição e revitalização de plantas fazem parte desta competência. A par disto, a plena realização do retorno também depende de se retira- rem-se as imperfeições de mercado. O negócio depende de margens aper- tadas e de estrita administração dos custos, e barreiras tarifárias podem derrubar essas vantagens.Assim, com- petir como um player local devolve à empresa as condições de mercado distorcidas pela ação dos governos locais, o que foi o caso da aquisição da americana Ameristeel. A lógica da indústria do aço tem duas faces: de um lado, caminha para a consolidação pelas vantagens de escala e poder de mercado auferidos pelo tamanho e penetração de mer- cado – e a movimentação estratégica do grupo Gerdau segue esse caminho com sucesso. De outro lado, a indús- tria demanda estratégia de custos, e, segundo Philip Casey, não só dos custos de produção, mas de logística, financeiros e de todos os aspectos que onerem o produto, para garantir a rentabilidade e a sustentabilidade do negócio. Esses requisitos são plena- mente atendidos pela competência essencial do grupo Gerdau, que é a excelência na gestão. ES PM EVA STAL Possui mestrado emTecnologia de Processos Bioquímicos pela Universidade Federal do Riode Janeiro,mestrado e doutorado emAd- ministração pelaUniversidade de São Paulo. É professora doMestrado emAdministração do Centro Universitário Nove de Julho. MARCOS AMATUCCI Doutor emAdministraçãopelaUniversidade de São Paulo eMestre emAdministração de Empresas pela Fundação GetulioVargas-SP. Diretor Nacional dos Cursos de Adminis- tração da ESPMde São Paulo e coordenador do Núcleo de Estudos em Gestão Interna- cional da ESPM. AMATUCCI , M. Teorias de negócios internacionais e a economia brasileira – de 1850 a 2007. Relatório Final de Pesquisa. São Paulo: Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, 2007. BARBOSA , F. J. A Internacionalização do Grupo Gerdau: um estudo de caso. Rio de Janeiro, Disser- tação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação emAdministração, PUC/Rio (agosto de 2004). BOWER , J. L.; E HOUT , S. E. Interview with Philip Casey at AmeriSteel. Video (9-302-809) 27 min. Boston: Harvard Business School Press, 2001. BOWER , J. L.; MONTEIRO , L. F.; E HOUT , S. E. Gerdau (A). Estudo de caso (9-302-016). Boston: Harvard Business School Press, 2004. CAIXETA , N. Mister Gerdau. EXAME, edição 724 (04/10/2000). FUNDAÇÃO DOM CABRAL . Ranking das Transna- cionais Brasileiras. Belo Horizonte, 2006. Disponível em www.fdc.org.br . GERDAU . Relatório da Diretoria de 2006 (www. gerdau.com.br) . HYMER , S. H. The international operations of national firms: a study of direct foreign investment. Cambridge, MA: MIT Press, 1960 (doctoral thesis). IISI (2007) - International Iron & Steel Institute website. www.worldsteel.org . Acesso: 16/08/2007. STAL , E.: GERDAU S.A.: a empresa brasileira mais internacionalizada. Anais do IV Congresso de Administração da ESPM. São Paulo, 2007. UNCTAD (2004). World Investment Report 2003. Disponível em www.unctad.org BIBLIOGRAFIA Foto: site Gerdau

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