Revista da ESPM - SET-OUT_2007

Brasil multinacional 59 SETEMBRO / OUTUBRO DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M MAURICIO BELLORA S ob muitos aspectos, nossas empresas anteciparam-se ao próprio governo federal, em seus esforços para abrir mercados e expandir negócios fora. Algumas expandiram-se porque o ambiente, no Brasil, não estimulava os novos investimentos. Historicamente, houve empre- sas que se tornaram multinacionais para ganhar escala e melhorar sua competitividade. A Revista da ESPM reuniu representantes de três das mais destacadas multinacionais brasileiras – Embraer, Natura e Odebrecht – para debater esses e outros temas da in- ternacionalização, como a questão do gerenciamento dos seus negócios no exterior e como aprender, na prática, a conviver com ambientes bem diferentes do nosso. Considerando que o Brasil, pela primeira vez, está investindo fora mais do que recebe de investimentos, o resultado do debate mostra claramente que o caminho traçado por essas três empresas pioneiras se torna cada vez mais promissor. JRWP Fotos: Jr. de Oliveira ILAN AVRICHIR J. ROBERTO WHITAKER PENTEADO

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx