Revista da ESPM - SET-OUT_2007
95 SETEMBRO / OUTUBRO DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M Luiz Felipe Lampreia brasileira e a americana, ou francesa. Voltando à Copa do Mundo, quando o Brasil foi campeão, em 1994, eu era embaixador em Genebra, Suíça. O jogo terminou e nós fomos para a beira do lago Léman, e havia uns dez mil brasileiros comemorando... Se tivesse sido em 1968 – quando eu era um jovem diplomata, na mesma Genebra – iria ver talvez apenas uns 10 ou 20 brasileiros, diplomatas, turistas ou exilados políticos... JR – O futebol veicula uma ótima imagem do Brasil. Mas... e o resto? LAMPREIA – Nossa imagem não é boa, em geral, porque – no chamado primeiro mundo – o que aparece na mídia é o massacre das crianças na Candelária, tiroteios na favela... Se você perguntar – a um neozelandês ou inglês – três coisas sobre o Brasil, pode ser que haja uma referência ao futebol, as outras vão ser negativas, porque é o que a mídia transmite. É o que vende jornais, revistas, audiência... Evidentemente, não é a imagem que tem um leitor do The Economist ou os membros do Press Club de Nova York. JR – O senhor acha possível que o governo e a iniciativa privada, de al- guma forma se unam para modificar essa imagem? LAMPREIA – Os governos militares tinham mania desse negócio de dizer que a imagem do Brasil era distorcida, que devíamos fazer um esforço para promover a imagem do país... JR – Mas, se não fossem aqueles filmes de Hollywood que nós vimos Ð
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