Revista da ESPM - SET-OUT_2007

Frederico Turolla e Marcos Amatucci 99 SETEMBRO / OUTUBRO DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M 47,0 32,6 14,8 29,0 12,9 10,3 7,6 JBS/S WIFT TYSON F OODS C ARGILL N ATIONAL B EEF M ARFRIG B ERTIN S MITHFIELD CAPACIDADE DE PROCESSAMENTO DIÁRIO EM MILHARES DE CABEÇAS Fonte: Rotschild & Sons. Valuation Report: Acquisition of Swift Foods & Co. by JBS S.A. Foods ou outra. Emespecial, os relatos de analistas, como os que a agência Reuters apresentou, em reportagem de maio deste ano, davam conta da expectativa de consolidação entre players da indústria norte-americana de carnes, sendo que a entrada do Friboi surpreendeu por abrir a pers- pectiva de um novo concorrente de peso naquele mercado, e ainda mais surpreendente era o fato de se tratar de grupo sul-americano. Segundo dados do Rotschild & Sons, o JBS assume a liderança do mercado mundial de carne bovina, com capacidade de processamento de 47 mil cabeças/dia, seguido pela Tyson Foods com 32,6 mil cabeças/ dia. O gráfico que acompanha o ar- tigo mostra que, em 5 o e 6 o lugar no ranking , estão outros dois frigorífi- cos brasileiros, o Marfrig e o Bertin, com 12,9 e 10,3 mil cabeças/dia, respectivamente. A JBS se juntou, assim, ao seleto time de grupos de países emergentes que adquiriram símbolos da economia norte-americana, como na compra da IBM pela chinesa Lenovo. A aquisição importa não apenas para o mercado americano, mas para a presença em outros mercados estrangeiros, pois a exportação a partir do Brasil enfrenta barrei- ras comerciais importantes, que poderão ser contornadas com as operações nos EUA. Este artigo apresenta elementos da trajetória de internacionalização da JBS e propõe um elemento que pode contribuir para a explicação dessa estratégia bem-sucedida, com base nas avaliações da escola sueca deUp- psala. Essa escola propõe umprocesso de internacionalização gradual que, no caso do Friboi e de outras empre- sas brasileiras, contou com uma forte pressão do ambiente de negócios: o conjunto representado pela liberaliza- ção comercial e a apreciação cambial nos anos noventas.Aponta-se também a possibilidade de outras explicações, e avaliamos o papel das políticas pú- No clichê mais exagerado do barbecue , o churrasqueiro literalmente carboniza um bife de hambúrguer sobre chamas abundantes. Ð Foto: Susan H.

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