RESPM_MAR_ABR 2016

Março/Abril de 2016| RevistadaESPM 113 25.555dias na estrada: oque aprendi administrando empresas MarioPachecoFernandes CLA Editora – São Paulo – 2015 206 páginas – R$ 44,00 Mario começou a trabalhar aos 14 anos, como vendedor de sacaria para café. Depois foi fazendeiro, diretor de programas para a TV Tupi e executivo de grandes empresas como Semp Toshiba e Grupo Folha. Ao longo de 70 anos de trabalho, ele acumulou um estoque invejável de experiências e co- nhecimento domundo corporativo, que compartilha nesta obra com os leito- res. O livro tambémapresenta uma co- letânea de ideias sobre administração, marketing e gestão de pessoas, que muitas vezes fogem do convencional e resultaram em iniciativas de impacto, motivadas quase sempre por duas perguntas que sempre se fez, saindo do lugar-comum: por que isso é assim?; pode ser diferente e melhor? Mario Pacheco Fernandes foi executivo de grandes empresas como Romi, Gradiente, Semp Toshiba, grupo Folha, Indústrias Bergamo e Mais Superbid Comunicação organizacional estratégica: aportes conceituais e aplicados Organização: Margarida Maria Krohling Kunsch Summus Editorial – São Paulo – 2016 392 páginas – R$ 109,90 Organizado por uma das profissionais mais importantes da área de relações públicas no Brasil, o livro concentra o conhecimento de especialistas em gestão estratégica na comunicação organizacional. Analisando o tema por diferentes óticas, os autores mostram como as ações precisam ser mais bem planejadas e interligadas diante de um cenário em constante mudança. ”A comunicação organizacional precisa ser entendida de forma abrangente e complexa. Deve ser considerada um fenômeno e um processo em contínua interação entre a organização e seus interlocutores”, afirma Margarida. Margarida Maria Krohling Kunsch é professora titular e diretora da ECA- USP. Mestre e doutora em ciências da comunicação e livre-docente em teoria da comunicação institucional – políticas e processos pela ECA-USP 100 anos de feiras livres na cidade de SãoPaulo Hélio Junqueira e Marcia Peetz Editora Via Impressa Edições de Arte São Paulo – 2015 – 312 páginas R$ 130,00 As feiras livres em São Paulo já são centenárias. Organizadas pelo prefeito Washington Luiz, em 1914, elas sobre- vivem até hoje, apesar das apressadas previsões que sempre apontaram para o seu desaparecimento das ruas paulis- tanas. As feiras integram e constituem cultural, social e economicamente toda a vida da cidade. Tal trajetória é registrada por esse livro, que foi produzido por meio de uma rigorosa pesquisa e longos períodos investigativos junto a fontes orais, documentais e jornais paulistanos impressos de várias décadas. Hélio Junqueira é pós-doutorando em comunicação e práticas de consumo (ESPM), doutor em ciências da comunicação (ECA/ USP), pesquisador e professor da ESPM e da Universidade Anhembi Morumbi Marcia Peetz é economista sênior, pós- graduada em comercialização agrícola e abastecimento alimentar urbano

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx