Revista de Jornalismo ESPM - 28

12 JULHO | DEZEMBRO 2021 “Jornalismo e as redes sociais: a importância da relação do jornalista com o público na produção de conteúdo jornalístico.” Este foi o tema do 5º Seminário Internacional de Jornalismo da ESPM. Desenvolvido em parceria com a Columbia Journalism School, o encontro aconteceu no dia 29 de setembro, em uma plataforma virtual da ESPM, e contou com a participação da professora Elena Cabral, assistente do reitor para programas acadêmicos e comunicações da Columbia Journalism School. Segundo ela, o presente do jornalismo já passa pela utilização do conceito de crowdsourcing, que convida o público a colaborar na construção da história. “Dados do State of Journalism Report indicam que metade dos americanos consome notícias on-line, via Twitter, Facebook e Linkedin. Logo, os jornalistas precisam saber usar suas redes sociais para fazer perguntas, monitorar as notícias de última hora, encontrar fontes confiáveis, solicitar dicas de notícias e compartilhar seu trabalho”, ensina Elena, ressaltando o enorme valor que representa a interatividade oferecida pelos canais virtuais. “O público demonstra mais interesse em conteúdos participativos. Daí a importância de trabalhar o conceito de crowdsourcing e assim utilizar o público como fonte de histórias, como fez o jornal The Guardian, em 2014, com o projeto “The counted”, uma plataforma criada para manter atualizado o número de cidadãos assassinados pela polícia, sem dados governamentais, e que era abastecida com dados na vizinhança. Membro da equipe de Assuntos Acadêmicos e conselheira do corpo docente da seção de estudantes da National Association of Hispanic Journalists na Columbia University, Elena já foi redatora do The Miami Herald, além de escrever para Vibe, Marie Clair, Commonweal e Poder. Também já trabalhou como editora da Scholastic News e redatora da revista da Fundação Ford. Maria Elisabete Antonioli Revista de Jornalismo ESPM – Conte sobre sua carreira como jornalista: onde você começou a trabalhar, quais os veículos em que trabalhou, quais funções? Elena Cabral – Quando ainda era estudante na faculdade de jornalismo, fui escolhida para fazer uma reportagem sobre questões locais no bairro de Queens para o NewYorkNewsday, um jornal que cobria os cinco bairros da cidade de Nova York. Depois de me formar na J-school, me tornei estagiária da Newsday. Então, fui trabalhar para o Miami Herald cobrindo escolas e bairros no condado de Broward. Mais tarde, tornei-me redatora da equipe. No Herald, cobri grandes histórias como a chegada de Elian Gonzalez e as eleições presidenciais de 2000, altamente contestadas. Revista de Jornalismo ESPM– Quando você começou a trabalhar na área acadêmica? Elena – Depois que deixei o Miami Herald em 2003 e tive meu primeiro filho, fui convidada por um ex-professor e mentor, Samuel Freedman, para ajudá-lo a dar a mesma aula de reportagem que tive com ele quando era aluna. Então, eu dei minhas próprias aulas, dirigi o Novas formas de comunicação programademestradoeme tornei umaconselheira de carreira na Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia. Revistade JornalismoESPM– Qual omotivo que a levou para a área acadêmica? Elena – O trabalho na área acadêmica, no início,me deu flexibilidade para escrever artigos para revistas como freelancer e cuidar demeus filhos pequenos,mas depois percebi o quanto gostava do trabalho e, também, o quanto eu poderia ajudar jovens jornalistas. Entãoacabei ficandonauniversidadeem tempo integral na área administrativa e comoprofessoraadjuntaapartir de2004. Atualmente eu sou assistente do reitor para assuntos acadêmicos e comunicações. ENTREVISTA ELENA CABRAL ARQUIVO/CJR

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTY1