Revista de Jornalismo ESPM

REVISTA DE JORNALISMO ESPM | CJR 9 scape”. Diante disso, mais apropriado seria reclamar por uma educação para e nas redes, dado que as redes estão longe de nos agenciar no espectro da mesma lógica de funcionamento daquilo que chamávamos de mídias, velhas ou novas. Mas surgem aí dois novos complicadores. O primeiro complicador diz respeito ao fato de que, em um país como o Brasil, 30% da população está excluída das redes, não por vontade própria, por renitência ou por arrogância conservadora, mas por pura marginalização social, um problema que grita por justiça. O segundo complicador brota da necessidade premente de se colocarem em xeque os modelos tradicionais de ensino e aprendizagemclaramente obsoletos. Quando chamo a atenção para os abalos sísmicos provocados pela digitalização e dataficação, o uso da metáfora cumpre a tarefa de evidenciar que não se trata de modificações na superfície do visível. Embora as redes sociais continuem a provocarmuito frisson nasmentes incautas, tudo que realmente importa nas sociedades atuais está invisível aos olhos, o que nos coloca diante do desafio de apalpar o que não se vê e auscultar o que não se ouve, pois aí estão as chaves mestras que determinam os efeitos do imbróglio. Entre essas chaves encontra-se aquela que devemos buscar para nos abrir à compreensão de que é a própria ontologia do humano que está em transformação. Diante disso, as tarefas de uma educação para e nas redes não é para leigos ou principiantes por mais que sejam movidos por boas intenções e boa vontade. ■ lucia santaella é coordenadora da pós-graduação em tecnologias da inteligência e design digital, diretora do Centro de Investigação em Mídias Digitais (Cimid) e coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUC-SP. É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e membro executivo da Associación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global, México, desde 2004. Também é correspondente brasileira da Academia Argentina de Belas Artes desde 2002

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTY1