Revista da ESPM - MAR-ABR_2008

C Edi torial EXPEDIENTE C ONSELHO EDITORIAL Francisco Gracioso – Presidente Alex Periscinoto Alexandre Gracioso J. Roberto Whitaker Penteado E DITOR J. Roberto Whitaker Penteado MTB n o 178/01/93 e-mail: jrwp@espm.br C OORDENAÇÃO E DITORIAL Lúcia Maria de Souza E DITORA DE A RTE Miriam Duenhas C APA Edson Konioshi T RATAMENTO DE I MAGENS Júnior de Oliveira I MAGENS NÃO CREDITADAS ● Arttoday ● Keystone R EVISÃO Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio Carlos Moreira R EDAÇÃO Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 – Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br PARA ASSINAR, LIGUE: (0XX11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (0XX11) 5085-4646. SITE: WWW.ESPM.BR I MPRESSÃO Editora Referência Rua François Coty, 228 – CEP 01524-030 Tel.: (11) 6165-0766 – Fax: (11) 272-6921 e-mail: grafica@editorareferencia.com.br D ISTRIBUIDOR E XCLUSIVO Fernando Chinaglia Distribuidora S/A R EVISTA DA ESPM – uma publicação bimestral da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores. Professores, pesquisadores, consultores e executivos são convidados a apresentarem ma- térias sobre suas especialidades, que venham a contribuir para o aperfeiçoamento da teoria e da prática nos campos da administração em geral, do marketing e das comunicações. Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato com a coordenadora editorial. D IRETORIA E XECUTIVA DA ESPM Luiz Celso de Piratininga Figueiredo - Presidente ● Alexandre Gracioso ● Emmanuel Publio Dias ● Humberto de Campos ● J. Roberto Whitaker Penteado I NSTITUIÇÃO M ANTENEDORA C ONSELHO D ELIBERATIVO Armando Ferrentini – Presidente ● Alex Periscinoto ● Armando Strozenberg ● Avelar Vasconcelos ● Décio Clemente ● GeraldoAlonsoFilho ● HiranCastelloBran- co ● JoãoDeSimoniSoderiniFerracciù ● LuizMarcelo Dias Sales ● Nelson Ortega ● Ricardo Fischer C ONSELHO F ISCAL Títulares - José Francisco Queiroz - Presidente ● Luiz Fernando Furquim ● Roberto Duailibi Suplentes - Petrônio Corrêa ● Waltely Longo A SSOCIADOS Alex Periscinoto ● Altino João de Barros ● Álvaro Novaes ● Antonio Jacinto Matias ● Armando Fer- rentini ● Armando Strozenberg ● Avelar Vasconcelos ● Décio Clemente ● Francisco Gracioso ● Geraldo AlonsoFilho ● HiranCastelloBranco ● JaymeSirotsky ● João De Simoni Soderini Ferracciù ● João Roberto Marinho ● João Vinicius Prianti ● José Bonifácio de Oliveira Sobrinho ● José Francisco Queiroz ● José HeitorAttilioGracioso ● LuizCarlosBrandãoCavalcanti Jr. ● LuizFernandoFurquim ● LuizMarceloDiasSales ● Marcello Serpa ● Nelson Ortega ● Octávio Florisbal ● Orlando Marques ● Percival Caropreso ● Petrônio Corrêa ● Ricardo Fischer ● Roberto Civita ● Roberto Duailibi ● Roberto Martensen ● Saïd Farhat ● Sérgio Reis ● Waltely Longo omo todas as verdadeiras revoluções, esta também foi silenciosa. Mas os números são impres- sionantes. Apesar do caos aéreo e das más condições das estradas, o movimento de passageiros no país está crescendo à razão de 15% ao ano. No ano passado, mais de 50 milhões de brasilei- ros fizeram viagens de turismo ou negócios em seu próprio país, hospedando-se em hotéis cada vez melhores. A gastronomia cresce exponencialmente e hoje cerca de 26% dos brasileiros declaram fazer refeições fora de casa habitualmente. Em São Paulo, surgem restaurantes sofisticados todos os dias e o mesmo ocorre em lugares antes considerados improváveis, como nas capitais do agronegócio, em plena fronteira agrícola. E o que dizer do entretenimento? Teatros e cinemas vivem cheios; os megashows acontecem em todo o país e as manifestações culturais se multiplicam. Alimentando todo esse processo está uma qualidade insuspeitada de nossa gente. O brasileiro sabe servir, sem ser subserviente e revela uma surpreendente capacidade de adaptação às novas atividades. O dinâmico Belarmino Iglesias Filho, que dirige os restaurantes Rubaiyat com seu pai, contou-nos que levou para Madri 150 brasileiros para abrir um restaurante na capital espanhola, há dois anos. Hoje quase metade deles já foi chamada pela concorrência. Outro caso ilustrativo foi-nos relatado por Chieko Aoki, fundadora e proprietária dos hotéis Blue Tree. Visitando um cliente no Japão, ela viu, na sala do executivo, uma grande foto do porteiro “Bell-Captain” de seu hotel em São Paulo. Perguntou qual era a razão e recebeu a resposta: “Essa foto me faz lembrar da gentileza dos brasileiros”. São episódios como esse que nos fazem acreditar no futuro desse novo setor em nosso país. Cada vez mais, será um pólo de atração de investimentos e um mercado de trabalho promissor para os nossos jovens formandos. Francisco Gracioso UMA NOVA REALIDADE

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