Revista da ESPM - MAR-ABR_2008

Ín dice ENTREVISTAS pag. 8 pag. 16 pag. 24 pag. 34 pag. 40 pag. 48 pag. 56 DESTAQUES SAI A TERRA DA GAROA, ENTRA A CAPITAL DO ENCANTAMENTO ORLANDO DE SOUZA Qual o segredo para Bem Receber mais de 9 milhões de turistas ao ano e ainda encantá-los na cidade que realiza um evento a cada seis minutos? O presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Orlando de Souza, apresenta esta fórmula inovadora e bem-sucedida. JEANINE PIRES PRESIDENTE DA EMBRATUR CHIEKO AOKI PRESIDENTE DA REDE BLUE TREE BELARMINO IGLESIAS SÓCIO-PROPRIETÁRIO DO GRUPO RUBAIYAT ROCINHA: TURISMO NA MAIOR FAVELA DA AMÉRICA LATINA BIANCA FREIRE MEDEIROS O turismo na favela faz parte de um fenômeno mundial que inspira temas de filmes e de novelas da TV. FIDELIDADE E PROGRAMAS DE FIDELIDADE: EXISTE ALGUMA DIFERENÇA? PAULO SALVADOR Os programas de milhagem, criados na década de 70, industrializaram o conceito de fidelidade. Passados 30 anos, ganhar milhas tornou-se tão banal e utilizá-las ficou tão difícil que o mo- delo não gera mais fidelidade mas sim insatisfação. Entretanto essas empresas possuem um enorme ativo: uma base de dados de 100 milhões de consumi- dores esperando algo mais do que um punhado de milhas. GASTRONOMIA E TURISMO: RELAÇÕES PERIGOSAS CARLOS ALBERTO DÓRIA O texto chama a atenção para o fato de que, com a retomada de investimentos em hospedagem e alimentação, é hora de aprofundar a compreensão sobre a relação sempre contraditória entre gastronomia e turismo, já que a maior ênfase dos investimentos é em infra- estrutura, sem atenção oficial para o desenvolvimento da gastronomia.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx