PARA ASSINAR, LIGUE: (0XX11) 5085-4508 OUMANDE UM FAX PARA: (0XX11) 5085-4646.
SITE:WWW.ESPM.BR
P
elaprimeiravezemnossopaís,a
RevistadaESPM
reúnenesta
ediçãoumacoletâneade trabalhosquerevelamumsegredode
quemuitos jásuspeitavam:os fundamentos invisíveisdeuma
empresa,quedeterminamsuavisãodomundo,assuasrelações internas
e externas e as suas estratégias de desenvolvimento, são os valores de
sua cultura organizacional. Enão é apenas isso.Quantomais vigorosa
for essa cultura,mais forte seráaempresa.
Podeparecercontraditório,masasempresasmaisabertasà inovaçãoeàs
mudanças,capazesdeadaptar-se,continuamente,àsnovasrealidadesdo
mercado, são justamenteaquelasquepossuemvalores culturais sólidos
eduradouros.OucomomuitobemdizoconsultorArmandoRodrigues,
umdos participantes damesa-redondadesta edição, o segredo estána
impermanência.Asempresasmaispermanentes são justamenteasque
revelammais impermanência,poismudamcontinuamenteeadaptam-
seàsnovas conjunturasdemercado.Nasgrandes sociedadeshumanas
ocorreamesmacoisa.Ospaísesmaisabertosà inovaçãoeàsmudanças
são justamenteaquelesquemaispreservamosseusvalores tradicionais.
Mal comparando, os valores culturais de uma empresa ou de uma so-
ciedade são comoas raízesprofundasdeumaárvore frondosa.Quanto
maissólidas foremessas raízes,maisseivasubirápelocauleemais força
teráaplantapara resistir às tempestades evendavais.
Toda cultura organizacional digna desse nome é aberta às inovações e
mudanças, temuma visão claradomundo edomercado, compreende
qual é o verdadeiro papel social da empresa e evolui continuamente,
incorporando novos valores e modificando outros. Em um ponto, no
entanto,as culturasdasempresasde sucesso são idênticas: elas contêm
alguns princípios dogmáticos, imutáveis e rigorosos. Como guardião-
mor da culturaempresarial, cabe justamenteao seuexecutivoprincipal
a responsabilidadededefender essesdogmas, como formadeproteger
a identidadeeosprincípiosbásicosdaempresa.
NissoelesecomparaaoPontíficeRomano,guardião-mordosprincípios
da igreja católica, uma instituição que já tem 2.000 anos, justamente
porque sempre soube conservar os seusdogmas.
FRANCISCOGRACIOSO
Presidente doConselhoEditorial
C
onselho
editorial
FranciscoGracioso –Presidente
J.RobertoWhitaker Penteado
HiranCastelloBranco
AlexandreGracioso
C
oordenação
E
ditorial
LúciaMariadeSouza
E
ditora
de
A
rte
MiriamDuenhas
C
omercial
JoséMauricioPiresAlves
Tel.: (11) 5085-6686
e-mail:
C
apa
Haus +PackingDesign
R
evisão
AnselmoTeixeira deVasconcelos
AntonioCarlosMoreira
R
edação
RuaDr.ÁlvaroAlvim, 123
SãoPaulo –SP –CEP 04018-010
Tel.: (11) 5085-4508
Fax: (11) 5085-4646
e-mail:
I
mpressão
EditoraReferência
RuaFrançoisCoty, 228
CEP 01524-030
Tel.: (11) 2065-0766
Fax: (11) 2065-0721
e-mail:
D
istribuidor
E
xclusivo
FernandoChinaglia
DistribuidoraS/A
R
evistada
ESPM
–
umapublicação
bimestraldaEscolaSuperiordePro-
paganda eMarketing.Os conceitos
emitidos em artigos assinados
sãodeexclusiva responsabilidade
dos autores.
Professores,pesquisadores,consul-
tores e executivos são convidados
a apresentarem matérias sobre
suas especialidades, que venham
acontribuirparaoaperfeiçoamento
da teoria e da prática nos campos
daadministraçãoemgeral, domar-
keting e das comunicações Infor
mações sobre as formas e condi-
ções, favor entrar em contato com a
coordenadora editorial.
Expediente
Osegredodas
empresasque ficam
Editorial