Revista da ESPM MAR-ABR_2007

TROCA DE COMANDO NA ESPM - ENTREVISTA FRANCISCO GRACIOSO - LUIZ CELSO DE PIRATININGA pag. 8 CONSUMO – ESFERA DE MANIPULAÇÃO OU DE LIBERDADE? UM OLHAR DA PSICOLOGIA SOBRE A INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOYCE AJUZ COELHO Esse artigo traça um paralelo de alguns conceitos antropológicos e sociológicos sobre o consumo, com três abordagens psicológicas (behaviorista, cognitivista e psicanálise), visando a uma reflexão sobre a influência da publicidade no compor- tamento do consumidor. pag. 16 MARKETING E COMUNIDADES DIGITAIS: DO DISCURSO AO DIÁLOGO MARCELO COUTINHO Interesses comuns, liderança, confiança, interação e senso de pertencimento são alguns dos principais atributos das comuni- dades tradicionais. Como eles podem ser replicados no meio digital e quais são suas implicações para as empresas interes- sadas em utilizar sua marca como suporte para este importante tipo de interação, principalmente com os consumidores mais jovens, são o tema deste artigo. pag. 28 POR QUE O NOSSOVAREJOVIROU BICHO PAPÃO? FRANCISCO GRACIOSO O autor traça uma analogia entre o espírito do varejo moderno e a natureza do marketing de hoje, cada vez mais rápido, ágil e objetivo. Para se compreender o que é esse novo marketing é preciso entender melhor o varejo de hoje. pag. 40 A DESCOBERTA DO BRASIL NO SÉCULO XXI: O CONSUMIDOR DE BAIXA RENDA FÁBIO MARIANO São comuns as distorções ou pré-noções quando nos deparamos com um consumidor que não conhecemos ou conhecemos pouco. É o que acontece com o consumidor de baixa renda no Brasil. Os estudos sobre o comportamento das classes CDE oferecem uma oportunidade de investigação sobre os valores e sentimentos que movem o consumidor. pag. 48 ENTREVISTA GEORGES CHETOCHINE pag. 54 MARCAS DE MULHER: 45 ANOS DE PROPAGANDA EM REVISTA CECÍLIA RUSSO/JAIME TROIANO Quarenta e cinco anos de mudanças femininas... muita coisa mudou! Acompanhar a trajetória das mulheres e das marcas que se relacionam com elas e o futuro da comunicação de marketing são os desafios desse paper , com base na análise de 2.649 anúncios veiculados em Claudia , de 1961 até os dias de hoje. pag. 62 Ín dice

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx