Aeradacomputaçãocognitiva
O
episódio que vamos narrar ocorreu recentemente, em um apartamento
deSãoPaulo. Enquantocuidavadeoutras tarefas, adonada casa ligouum
pequeno robô para aspirar o pó da sala. De repente, o robô chegou perto
de um brinquedo largado no tapete, parou e emitiu um sinal de alarme. Depois de
retiradoobrinquedo, orobôretomouoseu trabalhoatéofim, semreclamardenovo.
Cenas como essa se repetememmilhões de lares, comaparelhos e aplicativos que
transformam a rotina da vida diária. No transporte, milhares de motoristas estão
chegando mais depressa aos seus destinos, graças aos novos sistemas GPS que
indicam até mesmo como evitar as ruas congestionadas. Muitas mãezinhas cui-
dadosas estão vigiando à distância o sono de seus bebês, graças a umaplicativo do
celular. E pessoas que costumavamcomermuito depressa estão agoramoderando
o seu apetite, com a ajuda de garfos que avisamquando podem ser levados à boca.
Mas é no ambiente empresarial, sem dúvida nenhuma, que a tecnologia da in-
formação está provocando uma verdadeira revolução nos métodos de gestão da
empresa, da educação, saúde, esporte e comunicação com o mercado. Coisas que
antes pareciam ser inimagináveis incorporam-se agora à rotina diária de execu-
tivos e especialistas que são protagonistas de uma verdadeira odisseia. A era da
computação cognitiva, como diz Fábio Gandour, cientista-chefe do laboratório de
pesquisas da IBMno Brasil, no artigo que abre esta edição.
Sóparacitaralgunsexemplos, nagestãodasempresas, oplanejamentoestratégicoé
feitocommais realismoe segurança, graças aosnovos bancosdedados on-lineque
democratizaramoconhecimento. Eas ações táticas sãodecididas eexecutadas em
questão de dias, emvez de semanas oumeses, como no passado. Na comunicação
comomercado, a internet abriuumanovadimensãoparaasmarcas, comodizPaola
R. Campanari, no Ponto de Vista, na última página. Os bancos de dados on-line e
os clubes sociais tornaram interativa a ligação com o consumidor e abrem novas
oportunidades de relacionamentos mais profundos. No varejo, a tecnologia da in-
formação transformou, radicalmente, o relacionamentocomos clientes epermitiu
o surgimento do e-commerce e caminha agora para o sonho do omni-channel.
Ahistória registraque, nosanos1930, omilionárioamericanoArmandHammer vi-
sitouaRússia, onde surgiaocomunismosoviético, evoltoudizendo: “Euvi o futuro.
Ele funciona”. Posteriormente, os fatosmostraramque Hammer estava enganado,
mas desta vez tudo leva a crer que o futuro não vai nos decepcionar. Pelas páginas
desta edição os nossos leitores farão uma fantástica viagem ao futuro, tomarão
conhecimentodas coisasmaravilhosas que estão surgindo e voltarãodizendo: “Eu
vi o futuro. Ele é um tributo à imaginação humana”.
Francisco Gracioso
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