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Aeradacomputaçãocognitiva

O

episódio que vamos narrar ocorreu recentemente, em um apartamento

deSãoPaulo. Enquantocuidavadeoutras tarefas, adonada casa ligouum

pequeno robô para aspirar o pó da sala. De repente, o robô chegou perto

de um brinquedo largado no tapete, parou e emitiu um sinal de alarme. Depois de

retiradoobrinquedo, orobôretomouoseu trabalhoatéofim, semreclamardenovo.

Cenas como essa se repetememmilhões de lares, comaparelhos e aplicativos que

transformam a rotina da vida diária. No transporte, milhares de motoristas estão

chegando mais depressa aos seus destinos, graças aos novos sistemas GPS que

indicam até mesmo como evitar as ruas congestionadas. Muitas mãezinhas cui-

dadosas estão vigiando à distância o sono de seus bebês, graças a umaplicativo do

celular. E pessoas que costumavamcomermuito depressa estão agoramoderando

o seu apetite, com a ajuda de garfos que avisamquando podem ser levados à boca.

Mas é no ambiente empresarial, sem dúvida nenhuma, que a tecnologia da in-

formação está provocando uma verdadeira revolução nos métodos de gestão da

empresa, da educação, saúde, esporte e comunicação com o mercado. Coisas que

antes pareciam ser inimagináveis incorporam-se agora à rotina diária de execu-

tivos e especialistas que são protagonistas de uma verdadeira odisseia. A era da

computação cognitiva, como diz Fábio Gandour, cientista-chefe do laboratório de

pesquisas da IBMno Brasil, no artigo que abre esta edição.

Sóparacitaralgunsexemplos, nagestãodasempresas, oplanejamentoestratégicoé

feitocommais realismoe segurança, graças aosnovos bancosdedados on-lineque

democratizaramoconhecimento. Eas ações táticas sãodecididas eexecutadas em

questão de dias, emvez de semanas oumeses, como no passado. Na comunicação

comomercado, a internet abriuumanovadimensãoparaasmarcas, comodizPaola

R. Campanari, no Ponto de Vista, na última página. Os bancos de dados on-line e

os clubes sociais tornaram interativa a ligação com o consumidor e abrem novas

oportunidades de relacionamentos mais profundos. No varejo, a tecnologia da in-

formação transformou, radicalmente, o relacionamentocomos clientes epermitiu

o surgimento do e-commerce e caminha agora para o sonho do omni-channel.

Ahistória registraque, nosanos1930, omilionárioamericanoArmandHammer vi-

sitouaRússia, onde surgiaocomunismosoviético, evoltoudizendo: “Euvi o futuro.

Ele funciona”. Posteriormente, os fatosmostraramque Hammer estava enganado,

mas desta vez tudo leva a crer que o futuro não vai nos decepcionar. Pelas páginas

desta edição os nossos leitores farão uma fantástica viagem ao futuro, tomarão

conhecimentodas coisasmaravilhosas que estão surgindo e voltarãodizendo: “Eu

vi o futuro. Ele é um tributo à imaginação humana”.

Francisco Gracioso

Presidente do Conselho Editorial

PARA ASSINAR, LIGUE: (11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (11) 5085-4646 -

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Francisco Gracioso –

Presidente

Alexandre Gracioso

Hiran Castello Branco

Thomaz Souto Corrêa

J. RobertoWhitaker Penteado

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178/01/93)

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