RESPM 123 2022

EDIÇÃO 123 | 2022 | REVISTADAESPM 23 emocional, o fator que seria mais determinante para o sucesso de um profissional ao longo de sua carreira. Para Rasmus Hougaard, é impossível uma pessoa se qualificar para a liderança organizacional semantes trilhar o caminho, por vezes árduo, do autoconhecimento e da autoconsciência, como ele aponta no artigo The Mind of the Leader: How to lead yourself, your people and your organization to extradiornary results, publicado em2008, na Harvard Business Review Press (Figura 2). Por vezes utilizados como sinônimos, estes termos se referem a habilidadesmentais diferentes,mas que sãonecessárias ao bom exercício da liderança. São dimensões complementaresdeumapessoaque conquistaumavisãomenos embaçada de si próprio (autoconhecimento), em todos osmomentos e emtodas as situações (autoconsciência). O PDA apontava para essa necessidade ao colocar o projeto do estudante como peça fundamental de engajamento no processo de aprendizagem. Ao fundar uma organização, ou ao ascender os escalões da carreira executiva, ter propósitos e ideais claros é fundamental tanto para o engajamento das equipes quanto para a própria sobrevivência do empreendimento. Na obra School for Gods (Sinedie Publishing, 2016), Stefano Elio D’Anna, fundador da European School of Economics, defende a ideia de que “[U]ma empresa é tão vital, rica e duradoura quanto os ideais e princípios de seu fundador”, comenta D’Anna. Infelizmente, a maior parte Fonte: HOUGAARD, 2018 FIGURA 2 – DO AUTOCONHECIMENTO À LIDERANÇA ORGANIZACIONAL AESPMsempre se caracterizou por atrair idealistas e pela capacidade de sustentar uma cultura pautada emousadia, inovação e vanguardismo shutterstock.com

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