RESPM 123 2022

ESTRATÉGIA REVISTA DA ESPM | EDIÇÃO 123 | 2022 24 das pessoas, incluindo-se aí o seleto grupo de líderes organizacionais nos mais elevados escalões, é incapaz de explicitar seus ideais e princípios. Na verdade, há indícios de que escolas de negócios tradicionais podem estar cerceando a capacidade criativa das pessoas que passam por elas. Em Eclipse of rent-sharing, artigo publicado emmarço de 2022, os economistas Daron Acemoglu, Alex Xi He e Daniel le Maire apresentam fortes evidências de que gestores com diplomas de negócios, especialmente os MBAs, melhoramos resultados das organizações que lideram por meio do achatamento de salários, emvez de inovação e crescimento. Eles argumentamque os resultados estatísticos obtidos são causados pelos valores incutidos nos estudantes durante os programas de gestão, e não por uma inclinação pessoal dos gestores. Esta conclusão equivale a um tapa na cara na ideia de que CEOs com formação em negócios saberiam aproveitar melhor as oportunidades e criar estratégias de longo prazo que engajem os colaboradores em todos os níveis. Outra conclusão, que, na opinião dos autores, seria possível de se colocar a partir dos resultados deste artigo, é que precisamos de uma nova escola: uma escola em que as pessoas aprenderão a se conhecer melhor, a descobrir seu propósito, a se observar, a liderar de forma genuína. A renovação e a relevância do PDA no contexto de um mundo necessitado de uma liderança autêntica, ainda mais no momento em que devemos lidar com as consequências de dois anos de pandemia global, se dão pelo aprofundamento da autoconsciência como pilar para a transformação dos negócios e da sociedade. A versão mais recente dos cursos de graduação da ESPMcorresponde àsmatrizes introduzidas em janeiro de 2020. Esse movimento foi o resultado de um planejamento de dois anos, ao longo dos quais repensamos todas as matrizes de tal forma a priorizar as grandes ideias de cada disciplina, revisamos estratégias emétodos de aprendizagem, reforçamos a ênfase no perfil “transformador” que desejamos para nossos egressos e introduzimos o LifeLab, que é um eixo de desenvolvimento de conhecimentos e competências focados no autoconhecimento e na contribuição efetiva do indivíduo para com a sociedade (Tabela 1). É significativo que a pesquisa Carreira dos Sonhos da CompanhiadeTalentosvenhafalandoempropósitodesde 2016 nos seus relatórios anuais sobre os sonhos dos profissionais brasileiros. Em2019, o relatório afirmava que: As pessoas querem empregos que se ajustem ao seu estilo de vida, que ofereçam oportunidades de crescimento e as conectem verdadeiramente a um significado e propósito maior. No relatório de 2020, a pesquisa perguntou se os líderes das empresas em que os respondentes trabalhavam os faziam ficar entusiasmados com o futuro. Os resultados, a meu ver, foram um alerta para a carência TABELA 1 – GRADE DO LIFELAB ESPM Disciplinas ofertadas no primeiro semestre de 2022 Disciplinas que serão incorporadas à oferta do LifeLab a partir do segundo semestre de 2022 • Laboratório de Aprendizagem; Criatividade • Ciência e Tomada de Decisões; Introdução à Lógica • Fundamentos de Computação e Programação • Finanças Pessoais • Propósito e Carreira • Apresentação de Ideias e Projetos • Atitude Empreendedora • Ética, Cidadania e Responsabilidade • Felicidade • Negociação e Gestão de Conflitos • Liderança • Pensamento Artístico

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTY1