Nemfazdeconta,
nemfazmilagres
S
enosperguntassemqualéamaiorsatisfaçãoquenosdáadireçãoeditorial
da
RevistadaESPM
,diríamosqueéaoportunidadequetemosdeestimular
tantas pessoas inteligentes a interromper os seus afazeres e colocar no
papel as suas ideias e experiências sobre assuntos relevantes, embenefíciode
todos.Maisumavez,essaéasensaçãoque temos,aovercompletadaestaedição
danossaRevista.Nãopoderiahaver temamaispolêmicodoqueoplanejamento
estratégico,principalmenteporquemuitasempresasnão têmobtidobonsresul-
tadoscomasuaaplicação.
Há18anos,oamericanoHenryMintzberg (
vejaentrevistanestaedição
)escreveuo
famosolivro
Ascensãoequedadoplanejamentoestratégico
,quemuitosinterpretam
erroneamenteaindahoje.Mintzbergnãoécontraoplanoestratégico,masdiz,com
razão,quenenhumplanopodecriarumaestratégiadecompetição.Estaéumato
decriaçãoquedeveutilizaroplanocomotrampolimparaosaltocriativo.Mas,nas
páginasque se seguem, hámuitasoutrasentrevistas, depoimentoseartigosde
valor inestimávelparaquemdesejaaprofundar-senessetema.Podemosafirmar,
sem receiodeexagerar, quenuncaantessepublicouem línguaportuguesauma
coletâneatãocompletadetrabalhossobreplanejamentoestratégico,eoresultado
nãopoderia tersidomaiscategórico.
Oplanoestratégicoévisto,principalmentepelosexecutivosqueoaplicamnaprá-
tica,comouminstrumentoindispensáveldagestãoempresarialmoderna.Oplano
nãopodeprevero futuro,masnospreparaparaenfrentarmelhorasdificuldades
imprevistaseasoportunidades inesperadas.Acimadetudo,oplanonãodeveser
engessante,dificultandoamobilidadedaempresa,massim,estimularainovaçãoe
oaproveitamentodasoportunidadesdomercado.Maisdoqueuminstrumentode
previsãodocrescimento,recheadodecifras,oplanodeveterumadefiniçãoclara
denossasvantagenscompetitivasedenossasmetaseobjetivosdelongoprazo.Por
último,váriosdenossosentrevistados falaram tambémda importânciado fator
humanocomocondicionantedo sucessodeumplanoestratégico. A integração
daspessoas,napreparaçãoena implementaçãodoplano, é tão importante, que
exigeumaculturaorganizacionalvoltadaparaofuturoefavorávelaosurgimento
denormasclarasdegovernançanoseiodaempresa.
FranciscoGracioso
Presidente doConselhoEditorial
PARA ASSINAR, LIGUE: (11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (11) 5085-4646 -
EXPEDIENTE
ConselhoEditorial
FranciscoGracioso–
Presidente
AlexandreGracioso
HiranCastelloBranco
ThomazSoutoCorrêa
J.RobertoWhitakerPenteado
(MTBn
o
178/01/93)
CoordenaçãoEditorial
LúciaMariadeSouza
EditoraAssistente
AnnaGabrielaAraujo
EdiçãodeArte
MentesDesign
Revisão
AnselmoTeixeiradeVasconcelos
AntonioCarlosMoreira
MaurodeBarros
Redação
RuaDr.ÁlvaroAlvim,123
SãoPaulo–SP–CEP04018-010
Tel.: (11)5085-4508
Fax: (11)5085-4646
e-mail:
Comercial
MidiaOffice
JulioCesarFerreira
(11)992224497/ (11)32974079
Impressão
EditoraReferênciaGráfica
DistribuidorExclusivo
FernandoChinaglia
DistribuidoraS/A
RevistadaESPM
PublicaçãobimestraldaEscolaSu-
periordePropagandaeMarketing.
Os conceitos emitidos em artigos
assinadossãodeexclusivarespon-
sabilidadedosrespectivosautores.
Professores, pesquisadores, consul
toreseexecutivossão convidadosa
apresentarmatériassobresuases-
pecialidades,quevenhamacontribuir
paraoaperfeiçoamentodateoriaeda
práticanoscamposdaadministração
emgeral,domarketingedascomuni-
cações.Informaçõessobreasformas
econdições, favorentraremcontato
comacoordenadoraeditorial.
editorial