Anovafronteira
do
marketing
O
sociólogo francês Roger Bastide escreveu um livromuito conhecido
sobre os dois Brasis, o velho e o novo, que coexistem lado a lado,
sem nunca se unirem em um todo harmônico. E foi justamente
essa a impressão que nos deixou esse estudo mais aprofundado da logística
nos negócios, emnosso país. Como registra Bastide no título de uma de suas
obras, publicada há mais de 50 anos: “Brasil terra de constrastes”.
Agora, em vez do velho e do novo, o que se percebe é a diferença entre o públi-
co e o privado. Nossa infraestrutura logística, de responsabilidade do poder
público, é uma das mais atrasadas entre as grandes economias mundiais. No
entanto, no setor privado, ocorreuna última década uma verdadeira revolução
na importânciaena sofisticaçãodos investimentos emlogística, aproximando-
-nos dos países mais adiantados. Como aponta Vinicius Guimarães Barbosa,
vice-presidente de logística da Ambev (
página 50
): “Logística é um dos níveis
mais avançados de matemática que temos dentro de nossa companhia”.
Sob a ótica da empresa, é função da logística obter vantagens de custo, rapidez
e segurançanofluxode informações,movimentaçãodemateriais, otimização
dos estoques, organização de roteiro de vendedores, sistema de distribuição,
e parcerias estratégicas com fornecedores e clientes. Devido às dificuldades
que as empresas enfrentamnoBrasil, o custodessas atividades logísticas pode
chegar até 20% ou 30% do custo final dos produtos, ao contrário da média dos
países desenvolvidos, onde essa porcentagem fica em torno de 5%.
Esta edição da
Revista da ESPM
tem justamente por objetivo atualizar os
nossos conhecimentos sobre logística empresarial e enfatizar a sua impor-
tância crescente como fonte de inovação e vantagens competitivas, além de
corresponder às exigências crescentes dos gigantescos centros dedistribuição
montados pelos grandes grupos de varejo. As entrevistas e os estudos que se
seguemchegarama nos surpreender — e certamente surpreenderãomuitos de
nossos leitores —, pela importância que o setor já assumiu emnossa economia.
Pode-se afirmar que os homens de marketing encontrarão na logística uma
nova fronteira de desenvolvimento, ainda pouco explorada.
Francisco Gracioso
Presidente do Conselho Editorial
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