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Anovafronteira

do

marketing

O

sociólogo francês Roger Bastide escreveu um livromuito conhecido

sobre os dois Brasis, o velho e o novo, que coexistem lado a lado,

sem nunca se unirem em um todo harmônico. E foi justamente

essa a impressão que nos deixou esse estudo mais aprofundado da logística

nos negócios, emnosso país. Como registra Bastide no título de uma de suas

obras, publicada há mais de 50 anos: “Brasil terra de constrastes”.

Agora, em vez do velho e do novo, o que se percebe é a diferença entre o públi-

co e o privado. Nossa infraestrutura logística, de responsabilidade do poder

público, é uma das mais atrasadas entre as grandes economias mundiais. No

entanto, no setor privado, ocorreuna última década uma verdadeira revolução

na importânciaena sofisticaçãodos investimentos emlogística, aproximando-

-nos dos países mais adiantados. Como aponta Vinicius Guimarães Barbosa,

vice-presidente de logística da Ambev (

página 50

): “Logística é um dos níveis

mais avançados de matemática que temos dentro de nossa companhia”.

Sob a ótica da empresa, é função da logística obter vantagens de custo, rapidez

e segurançanofluxode informações,movimentaçãodemateriais, otimização

dos estoques, organização de roteiro de vendedores, sistema de distribuição,

e parcerias estratégicas com fornecedores e clientes. Devido às dificuldades

que as empresas enfrentamnoBrasil, o custodessas atividades logísticas pode

chegar até 20% ou 30% do custo final dos produtos, ao contrário da média dos

países desenvolvidos, onde essa porcentagem fica em torno de 5%.

Esta edição da

Revista da ESPM

tem justamente por objetivo atualizar os

nossos conhecimentos sobre logística empresarial e enfatizar a sua impor-

tância crescente como fonte de inovação e vantagens competitivas, além de

corresponder às exigências crescentes dos gigantescos centros dedistribuição

montados pelos grandes grupos de varejo. As entrevistas e os estudos que se

seguemchegarama nos surpreender — e certamente surpreenderãomuitos de

nossos leitores —, pela importância que o setor já assumiu emnossa economia.

Pode-se afirmar que os homens de marketing encontrarão na logística uma

nova fronteira de desenvolvimento, ainda pouco explorada.

Francisco Gracioso

Presidente do Conselho Editorial

PARA ASSINAR, LIGUE: (11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (11) 5085-4646 -

www.espm.br/revistadaespm

EXPEDIENTE

Conselho Editorial

Francisco Gracioso –

Presidente

Alexandre Gracioso

Hiran Castello Branco

Thomaz Souto Corrêa

J. RobertoWhitaker Penteado

(MTB n

o

178/01/93)

Coordenação Editorial

Lúcia Maria de Souza

Editora Assistente

Anna Gabriela Araujo

Edição de Arte

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Antonio CarlosMoreira

Mauro de Barros

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Revista da ESPM

Publicação bimestral da Escola Su-

perior de Propaganda e Marketing.

Os conceitos emitidos em artigos

assinados são de exclusiva respon-

sabilidade dos respectivos autores.

Professores, pesquisadores, consul­

tores e executivos são convidados a

apresentar matérias sobre suas es-

pecialidades, que venham a contribuir

para o aperfeiçoamento da teoria e da

prática nos campos da administração

em geral, do marketing e das comuni-

cações.Informaçõessobreasformase

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editorial