especial | religiões
Revista da ESPM
| janeiro/fevereirode 2014
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N
a religiãomonoteístamais antiga domundo, os
rituais começamcedo. Já no oitavo dia de vida,
osmeninos participamdo Brit-Milá, quemarca
o ingresso na comunidade judaica por meio da aliança
entre Deus, Abraão e seus descendentes. E esta é só a
primeira de muitas cerimônias promovidas pelo povo
judeu, hámais dequatromil anos.Mas qual é a influência
dos 613mandamentos hebraicos no comportamentodas
famílias brasileiras do século 21?
DeacordocomorabinoRubenSternschein,vice-presidente
daCongregaçãoIsraelitaPaulista
(CIP),ojudaísmosempreprocurou
adaptarsuascrençasàsmudanças
físicas,emocionaisouespirituais
deumapessoaousociedade, que
representamnovaspossibilidades
deinterpretaçãodeantigosvalores.
“Tecnologia,liberalismo,consumo
eindividualismo.Tudotemseulado
bomedeveserencaradocomouma
oportunidade para a prática dos
valoresjudaicos.”Comoexemplo,
elecitaoShabat, diadedescanso
semanaldosjudeus.“Antigamente,
aossábadosnãopodíamossairde
um perímetro determinado e a
refeiçãodeveria ser realizadaem
família.Visandoàpreservaçãoda
reunião familiar edos encontros
sociais, essaobrigaçãodeixoude
existir.Reinterpretamososrituais
para que nossa história dialogue
comos desafios domundo atual.”
O judaísmo é uma tradição que preza a ação, por meio
de seus rituais. Juntos, esses rituais representamomodo
de vida do povo judeu. “Expressamos nossos valores
essenciaispormeiodesímbolospresentesemfestividades,
como a Pessach, a Páscoa judaica, quando, durante sete
dias, refletimos sobre a saída dos judeus da escravidão
no Egito e a importância da liberdade de escolha. Ainda
hoje, cumprimos cadapassodesse ritual dedoismil anos,
mas a simbologia édiferente emcada época. Há500anos,
os rabinos faziam a mesma coisa, mas em um contexto
diferentedemundo, porqueestavamdianteda Inquisição,
da emancipação, das Cruzadas...”, compara Sternschein.
Segundo ele, uma dasmudançasmais significativas da
atualidadeéofatodeamulherterganhomaisespaçodentroda
comunidadejudaica.Jáexistemrabinascompapelrelevante
nas sinagogas. “O judaísmo émuito plural. Não existe um
papa judeu e jamais existirá, porque todo mandamento
podeser interpretadodediferentes formas, oque restringe
aautoridadedorabinoàleiturae
aoestudodostextossagradosda
Torá. É por isso que brincamos:
ondetemdoisjudeustemquatro
oucincoopiniõesdiferentes.”
Para o povo judeu, a palavra
responsabilidade
temumgrande
peso, principalmente durante
o Rosh Hashaná, o ano-novo
judaico, que representa um
momento de reflexão sobre
os erros cometidos no ano
anterior. “O judaísmo ensina
queumapessoanunca termina
de interpretar o sentidode algo.
Éprecisoestudaromesmotexto
diversas vezes atéchegar auma
verdade mais lapidada que a
anterior, porque as aparências
nem sempre revelam toda
verdade, aindamaisemumpaís
que é conhecido pelo famoso
jeitinhobrasileiro”, assegurao rabinoadeptodo judaísmo
liberal não ortodoxo. “O povo brasileiro é simpático
e amigável, mas foge dos conflitos e não gosta muito
daqueles quedenunciame apontamproblemas. Esse tipo
de comportamento esbarra emalgumas questões éticas,
e é aí que entramos valoresdo judaísmoembuscadeuma
sociedade melhor.” Afinal, como costumava afirmar o
rabinoHilel ao interpretar aTorá: “Não faça a seupróximo
aquilo que não gostaria que fosse feito a você!”.
Tradiçãomilenaradaptada
Judeus
Judaísmo
Início domovimento:
surgiu na
Palestina, há cerca de quatromil anos
Congregação Israelita Paulista (CIP):
foi fundada em1936 e segue os
fundamentos do judaísmo
liberal não ortodoxo. Hoje, a CIP
é amaior comunidade judaica liberal
da América Latina
Judaísmo emnúmeros:
107.329
pessoas se declaram judeus no Brasil
Mensagem:
”Não faça a seu próximo
aquilo que não gostaria que fosse
feito a você!”