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janeiro/fevereirode2014|

RevistadaESPM

69

P

ara um dos líderes da Igreja Presbiteriana Unida

(IPU),opastorDervalDasilio,areligiãotemmenos

influênciadoqueseimaginanaformaçãodosvalores

da sociedade brasileira. “Aqui, a religião é vista como um

problemaestatístico,emporcentuais,nosquaisocatolicismo

decresce e o evangelicalismo sobe nas pesquisas. Mas a

religiãonãoéumfenômenomensurável, emsuaessência.

Budismo,confucionismo,protestantismooucatolicismosão

veículos de grande importância

na preservação de valores que

sustentamavidanaTerra”,explica

opastordaigrejacriadanadécada

de 1970, com base no trabalho

missionáriodoreverendoAshbel

GreenSimonton,quenoséculo19

trouxeopresbiterianismoparao

Brasil. “Tais sãoosdescaminhos

e as negações dos valores que

sustentam o planeta e seus

habitantes, quesomosobrigados

a lamentar a falta de influência

da religião para transformar o

mundo e a sociedade. É inócua

a religião estatística, enquanto

desejaríamosointeresseessencial

difundido, nosvalores religiosos

ancestrais da misericórdia,

compaixão, gratuidade, generosidade e solidariedade.

Estes, sim, garantem a transformação e a sobrevivência

da humanidade e doplaneta.”

Segundoele, oproblemaestána sociedadedoconsumo

irresponsável. “Vivemos em uma sociedade sitiada pelo

dinheiro e entregue ao materialismo hedonista. O show

religioso proclama: ‘Cristo é 10, oDVDé 30’. E, por trás da

religiãodemercado, umforte incentivoà competiçãoe ao

sucesso: ‘Apalavradevitória foi liberadaanós’, cantamno

religious showbusiness

, namissaounoscultosevangélicos.”

Nesse contexto, a característica fundamental, emtermos

de “valores” morais e religiosos, é que os “valores” são

materializados em bens de consumo desnecessários e

continuamente substituíveis, como um smartphone de

penúltima geração. “E a geração do consumismo nem

percebequeelamesmaestásendousadae,posteriormente,

serájogadaforapelasociedadedaganância,quenãoacredita

emsolidariedade nem temapreço pela coletividade.”

Dasilio afirma ainda que o jovem é o exemplo mais

desalentadordacomposiçãodosmodelosatuaisdareligião.

“Emuma pesquisa recente, a personalidade de umpastor

pentecostal evangélico milionário aparece em primeiro

lugarnapreferênciaeadmiração

dejovensevangélicos.JesusCristo,

foradopódiodafé,ocupaoquinto

lugar nessa pesquisa.”

Depoisdeapontaroproblema,

eleapresentaasolução.“Oexercício

da solidariedade foi dinamitado,

como umvelho edifício, do topo

à base. É exatamente aí que a

religião se torna importante,

porque estabelece modelos

de comunhão, solidariedade,

compaixãoemisericórdia.”Alição

de casa da sociedade atual inclui

ainda:compreenderadiversidade

sociológicadasconfissõescristãs,

islâmicas,judaicas,budistasetc.;

observar e respeitar asmúltiplas

tendências eclesiásticas ou

religiosas;cooperaremaçõesquecombatamastendências

explícitasnaliberalidadeparaoconsumodequalquercoisa.

“Essaéametaaserperseguida. Custeoquecustar!”

Autordolivro

J

aimeWright:opastordostorturados

(Editora

Metanoia, 2012), Dasilio usa como exemplo a trajetória

daqueleque foi umdosprincipais representantesda Igreja

Presbiteriana Unida do Brasil. Pastor da IPU desde 1986,

Wrighterachamadode“meubispoparaassuntosecumênicos”

por dom Paulo Evaristo Arns, com quem trabalhou em

projetos como

Brasil: nuncamais

(EditoraVozes), livro que

denunciou a tortura imposta a milhares de brasileiros

contráriosaoregimemilitar.“Jaimeamavaacomunhãodas

religiões, quando elas se empenhavamna libertação e na

defesadosdireitos fundamentaisdohomemedamulher.”

Faltafazeraliçãodecasa...

Igreja Presbiteriana

Unida do Brasil (IPU)

Início do movimento:

década de 1970

Origem:

reverendo Ashbel Green

Simonton, em 1859, fundador do

presbiterianismo no Brasil

IPU em números:

o Brasil possui

921.209 presbiterianos

Mensagem:

”Igreja reformada

sempre se reformando”

Presbiterianos