janeiro/fevereirode2014|
RevistadaESPM
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P
ara um dos líderes da Igreja Presbiteriana Unida
(IPU),opastorDervalDasilio,areligiãotemmenos
influênciadoqueseimaginanaformaçãodosvalores
da sociedade brasileira. “Aqui, a religião é vista como um
problemaestatístico,emporcentuais,nosquaisocatolicismo
decresce e o evangelicalismo sobe nas pesquisas. Mas a
religiãonãoéumfenômenomensurável, emsuaessência.
Budismo,confucionismo,protestantismooucatolicismosão
veículos de grande importância
na preservação de valores que
sustentamavidanaTerra”,explica
opastordaigrejacriadanadécada
de 1970, com base no trabalho
missionáriodoreverendoAshbel
GreenSimonton,quenoséculo19
trouxeopresbiterianismoparao
Brasil. “Tais sãoosdescaminhos
e as negações dos valores que
sustentam o planeta e seus
habitantes, quesomosobrigados
a lamentar a falta de influência
da religião para transformar o
mundo e a sociedade. É inócua
a religião estatística, enquanto
desejaríamosointeresseessencial
difundido, nosvalores religiosos
ancestrais da misericórdia,
compaixão, gratuidade, generosidade e solidariedade.
Estes, sim, garantem a transformação e a sobrevivência
da humanidade e doplaneta.”
Segundoele, oproblemaestána sociedadedoconsumo
irresponsável. “Vivemos em uma sociedade sitiada pelo
dinheiro e entregue ao materialismo hedonista. O show
religioso proclama: ‘Cristo é 10, oDVDé 30’. E, por trás da
religiãodemercado, umforte incentivoà competiçãoe ao
sucesso: ‘Apalavradevitória foi liberadaanós’, cantamno
religious showbusiness
, namissaounoscultosevangélicos.”
Nesse contexto, a característica fundamental, emtermos
de “valores” morais e religiosos, é que os “valores” são
materializados em bens de consumo desnecessários e
continuamente substituíveis, como um smartphone de
penúltima geração. “E a geração do consumismo nem
percebequeelamesmaestásendousadae,posteriormente,
serájogadaforapelasociedadedaganância,quenãoacredita
emsolidariedade nem temapreço pela coletividade.”
Dasilio afirma ainda que o jovem é o exemplo mais
desalentadordacomposiçãodosmodelosatuaisdareligião.
“Emuma pesquisa recente, a personalidade de umpastor
pentecostal evangélico milionário aparece em primeiro
lugarnapreferênciaeadmiração
dejovensevangélicos.JesusCristo,
foradopódiodafé,ocupaoquinto
lugar nessa pesquisa.”
Depoisdeapontaroproblema,
eleapresentaasolução.“Oexercício
da solidariedade foi dinamitado,
como umvelho edifício, do topo
à base. É exatamente aí que a
religião se torna importante,
porque estabelece modelos
de comunhão, solidariedade,
compaixãoemisericórdia.”Alição
de casa da sociedade atual inclui
ainda:compreenderadiversidadesociológicadasconfissõescristãs,
islâmicas,judaicas,budistasetc.;
observar e respeitar asmúltiplas
tendências eclesiásticas ou
religiosas;cooperaremaçõesquecombatamastendências
explícitasnaliberalidadeparaoconsumodequalquercoisa.
“Essaéametaaserperseguida. Custeoquecustar!”
Autordolivro
J
aimeWright:opastordostorturados(Editora
Metanoia, 2012), Dasilio usa como exemplo a trajetória
daqueleque foi umdosprincipais representantesda Igreja
Presbiteriana Unida do Brasil. Pastor da IPU desde 1986,
Wrighterachamadode“meubispoparaassuntosecumênicos”
por dom Paulo Evaristo Arns, com quem trabalhou em
projetos como
Brasil: nuncamais
(EditoraVozes), livro que
denunciou a tortura imposta a milhares de brasileiros
contráriosaoregimemilitar.“Jaimeamavaacomunhãodas
religiões, quando elas se empenhavamna libertação e na
defesadosdireitos fundamentaisdohomemedamulher.”
Faltafazeraliçãodecasa...
Igreja Presbiteriana
Unida do Brasil (IPU)
Início do movimento:
década de 1970
Origem:
reverendo Ashbel Green
Simonton, em 1859, fundador do
presbiterianismo no Brasil
IPU em números:
o Brasil possui
921.209 presbiterianos
Mensagem:
”Igreja reformada
sempre se reformando”
Presbiterianos