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Revista daESPM –Março/Abril de 2002
O
glamour
domarketing não está restrito a grandes campanhas e verbasmilionárias, nem a
departamentosespecializadosempesquisademercado.AMORMAII provacomoseudesempe-
nhoque fazermarketingéantesde tudoconhecerocomportamentodeseusconsumidores.Essa
relaçãovisceral comoseupúblico-alvovemgarantindoàempresaumasólidaposiçãonomerca-
dode
surf-wear
.Paraconquistar seuespaço, aMORMAII buscouomarketing radical, uma filoso-
fia voltadaparaa criatividade, diversificaçãodasaçõesdemarketing,muito relacionamento com
o consumidor eatençãoaos pontos fortes daempresa.
Ocaminhopercorridoao longodocrescimentodaempresa foi norteadopela inovaçãodeseus
produtos, pela formadedistribuiçãoepelocontato
sui generis
comosclientes.Aempresaencon-
trouuma linguagemprópriaenão foi precisoaltasverbasemcampanhas tradicionaispara lançar
seus produtos. Apostou nomarketing radical e venceu.
.
MARKETINGRADICALNASONDASBRASILEIRAS
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GENAROGALLI/FLÁVIAPINHO/ROGERBORN
MARKETINGESPORTIVO: UMAVISÃOGERAL
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AMIRSOMOGGI/FÁBIOSZPERLING/ROGÉRIOAUGUSTOFERREIRA
Acompanhando as transformações econômico-sociais dos últimos 100 anos, o esporte se
profissionalizou, causandoaexpansãodas companhiasqueagemdiretamentenomercado (por
exemplo, aAdidas)e transformandoseuseventos, equipese ídolosemveículosdecomunicação
muito especiais. Empresas que desejam alcançar seus consumidores nos momentos em que
estesestãopraticando, assistindoou se informando sobre seuesporte favoritoutilizam cada vez
mais os instrumentos queenvolvemestemercado, comoopatrocínio. Ancoradas emobjetivos
mercadológicos claros, empresas têm obtido resultados expressivos. Conhecer o fator paixão,
que diferencia o esporte de qualquer outro exemplo bem-sucedido de
branding
, entender a
importância de uma boa relação com a imprensa para a otimização de resultados e buscar a
fidelização dos torcedores através de políticas que os levem às arenas são fatores-chave de
sucesso para patrocinadores e clubes ou outrosmodelos de gestão esportiva.
Osprodutosbrasileirosestãoemconfrontodiretocomosprodutos internacionais, quechegam
aopaísnomovimentode comércioglobal e concorrem comestesmesmosprodutosquando são
exportados. Existe atualmente uma grande necessidade de elevar a percepção de valor dos
nossos produtos para fazer frente a essas duas demandas.
O
design
de embalagem produzido noBrasil precisa evoluir para oferecer a nossos produtos
uma apresentação visual que os credencie como competidores qualificados. Existe uma grande
oportunidade para agregar valor e melhorar a competitividade de nossos produtos através do
design
. Profissionais do desenho e do marketing, assim como os empresários, precisam
conscientizar-se dessa realidade e assumir uma nova atitude que nos leve a transformar o que
hoje seapresenta comoumproblemaoudificuldadenumaoportunidade real departicipaçãono
mundoglobalizado.
É disso que trata este artigo. Precisamos cada vezmais valorizar nossos produtos, fazendo
comqueeles atendam às exigências donovo cenário competitivo.
PORQUEOMARKETINGESPORTIVONÃODECOLANOBRASIL?
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FRANCISCOGRACIOSO
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