Revista ESPM JUL AGO 2012 - Comunicação Integrada espetáculo à procura de maestros - page 5

Novaeradeumavelhaarte
A
definição mais atual de comunicação integrada é o uso combinado da
mídia tradicional comasnovasarenasdacomunicação,comoomarketing
promocional,ouniversodigital e os grandes eventos esportivos,musicais
e culturais. O termo refere-se também à capacidade de “surfar” as notícias, isto é,
criar ou estimular a divulgação de informações de nosso interesse e que a mídia
veicula como conteúdo editorial. Finalmente, registre-se também que o Festival
de Cannes já distribui há mais de cinco anos os seus
Titanium Lions
, justamente
para premiar as melhores campanhas de comunicação integrada.
Entre nós, a ESPM foi pioneira há vários anos na conceituação das novas arenas
da comunicação, como forma nova e importante de atingir o mercado. Mais re-
centemente a ABAP adotou oficialmente o termo comunicação integrada, como
desdobramento natural da propaganda tradicional. Em todos os casos, dentro e
fora do Brasil, esta importância da comunicação integrada temmuito a ver comas
expectativas e o comportamento típico da vidamoderna.Vivemos emuma grande
sociedade do espetáculo e as pessoas buscam freneticamente o entretenimento
e a diversão, como forma de fugir à aridez do mundo de hoje. De certa forma, a co-
municação integrada coloca esta tendência a serviço da comunicação demercado.
Por tudo isso, não deixa de ser surpreendente o que constatamos, nos inúmeros
contatos que mantivemos com publicitários e anunciantes, durante a preparação
desta edição.Muitos profissionais parecemestar ainda confusos a respeito do que
vema ser a nova comunicação integrada.Alguns deles até confundemo termo com
a comunicação dirigida, talvez pelo fato de que a nova comunicação integrada é
geralmente segmentada e atinge setores específicos do mercado consumidor. De
qualquer maneira, todos reconhecem que estamos diante de um novo fenômeno
de importância incalculável para o futuro da comunicação com o mercado. Como
é natural, restamaindamuitos problemas a resolver, para que a comunicação inte-
grada se difundamais rapidamente entre nós e tire o nosso país do relativo atraso
em que se encontra. Entre eles estão, sem dúvida, a conciliação de interesses de
todas as partes envolvidas no processo – inclusive as agências e a grande mídia.
Outro ponto é a necessidade de se aperfeiçoar a coordenação das campanhas
que combinam a mídia tradicional e as novas arenas da comunicação. Podemos
mesmo dizerque,se a vidamoderna é umgrande espetáculo,faltammaestros para
dirigi-lo. Mas estes percalços iniciais são até naturais. A nossa geração está tendo
o grande privilégio de testemunhar o surgimento de uma nova era da velha arte
de informar e persuadir o consumidor.
Francisco Gracioso
Presidente do Conselho Editorial
PARA ASSINAR, LIGUE: (11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (11) 5085-4646 -
EXPEDIENTE
Conselho Editorial
Francisco Gracioso –
Presidente
Alexandre Gracioso
Hiran Castello Branco
Thomaz Souto Corrêa
J. RobertoWhitaker Penteado
(MTB n
o
178/01/93)
Coordenação Editorial
Lúcia Maria de Souza
Editora Assistente
Anna Gabriela Araujo
Edição de Arte
Mentes Design
Revisão
Anselmo Teixeira de Vasconcelos
Antonio CarlosMoreira
Mauro de Barros
Redação
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123
São Paulo – SP – CEP 04018-010
Tel.: (11) 5085-4508
Fax: (11) 5085-4646
e-mail:
Comercial
J.L.Décourt Ricci
e-mail:
Tel.: (11) 5085-4679
Impressão
Editora Referência Gráfica
Distribuidor Exclusivo
Fernando Chinaglia
Distribuidora S/A
Revista da ESPM
UmapublicaçãobimestraldaEscola
Superior de Propaganda e Marke-
ting. Os conceitos emitidos em
artigos assinados são de exclusiva
responsabilidade dos respectivos
autores.
Professores, pesquisadores, consul­
tores e executivos são convidados a
apresentar matérias sobre suas es-
pecialidades,quevenhamacontribuir
paraoaperfeiçoamentodateoriaeda
práticanoscamposdaadministração
emgeral,domarketingedascomuni-
cações.Informaçõessobreasformas
e condições, favor entrar em contato
com a coordenadora editorial.
editorial
1,2,3,4 6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,...120
Powered by FlippingBook